A cantiga de roda, como a música brasileira, é uma construção de misturas entre influências de vários povos, desde os povos originários do Brasil (indígenas), passando pelos colonizadores de diversas nacionalidades, até as influências atuais.
Essa mistura é destacada pelo pesquisador Veríssimo de
Melo:
Influências de várias culturas,
principalmente lusitana, africana, ameríndia espanhola e francesa plasmaram de
tal sorte a contextura dessa cantiga infantil, que hoje não é fácil precisar,
cientificamente, onde começa a influência lusitana ou termina a africana ou
indígena. (MELO, 1981, p. 190).
Esse gênero de canção é uma manifestação popular, na
maioria de autoria anônima, passado oralmente de geração a geração. Nessa
transmissão oral, as cantigas são transformadas, adaptando-se às
características das crianças que brincam, como região, origem, questões
sociais, habilidades das crianças envolvidas, entre outras. Apesar disso, essas
canções mantém uma conexão com o tradicional, como aponta a pesquisadora Rose
Marie Garcia: “A dinâmica cultural atua sobre as brincadeiras infantis,
fazendo-se evoluir e adaptar-se a cada época, mantendo, contudo, os elos
tradicionais”. (GARCIA 1989, p. 13).
As cantigas de roda são praticadas em todas as regiões do
Brasil, incorporando elementos próprios de cada local.
Essas cantigas, muito executadas em outros tempos, vem
perdendo espaço na sociedade atual, de modo que quase não vemos crianças
brincando com elas. Muitos são os fatores que contribuíram para a diminuição do
interesse pelas mesmas, entre eles, podemos citar o uso cada vez maior das
tecnologias. Televisões, computadores, tablets e celulares são objetos de uso
diário de adultos e crianças, mudando comportamentos, valores e atitudes,
contribuindo para o afastamento das pessoas de atividades tradicionais, como aponta
a pesquisadora Monique Traverzim:
Na atualidade – século XXI –, está-se em
plena era digital, na qual as distâncias e o tempo foram encurtados pela
Internet, em que se tem acesso rápido à informação, o que permite que pessoas
de diferentes continentes possam se conectar em tempo real. Diante desta
situação, pode-se atribuir o estilo de vida da sociedade atual como um dos
possíveis fatores que suscitaram as pessoas a se distanciarem das manifestações
populares tradicionais e as crianças, das Brincadeiras da Cultura Infantil.
(TRAVERZIM 2015, P. 73).
Por que a cantiga de roda é interessante no
trabalho com a educação infantil
Através das cantigas de roda, pode-se trabalhar a
coordenação motora, estimular a memória, exercitar a comunicação oral, a
criatividade, o vocabulário, a socialização, o trabalho em equipe, o respeito
às outras pessoas e ao meio ambiente, entre outras contribuições. A coordenação
motora e a movimentação são trabalhadas pelos movimentos realizados nessas
brincadeiras. Geralmente, todas as crianças participam cantando, trabalhando a
oralidade e a memória. A criança pode expandir seu vocabulário, ao conhecer
palavras novas presentes nas canções e treinar a criatividade na movimentação.
Cantando coletivamente, as crianças se sentem
pertencentes a um grupo e todas participam, das mais tímidas até as mais
extrovertidas. Dessa forma, elas desenvolvem o trabalho em equipe, a
coletividade, a autoexpressão, a autoestima, entre outras habilidades físicas,
psicológicas e emocionais.
Nas cantigas, os participantes exercitam habilidades de
vida em sociedade, como destacam as pesquisadoras Marieta Lúcia Machado Nicolau
e Marina Célia Morais Dias:
Dando as mãos, as crianças formam um todo.
Cantam, dançam ou tocam juntas; criam e seguem regras, exercitam textos e
movimentos de forma coletiva, desenvolvendo a socialização e praticando
democracia com valores de respeito mútuo, cooperação e unidade de grupo.
(NICOLAU E DIAS, 2003, p.78).
Nesse sentido, o círculo formado pelas crianças é a
representação da vida em sociedade, em que a roda pode ser a família, a
comunidade da qual a criança faz parte, a escola, a cidade, o país, e
futuramente o trabalho e outras situações da vida em sociedade.
Além disso, quando entoamos tais canções, entramos em
contato com costumes, tradições, flora, fauna, objetos, crenças, entre outras
características específicas de determinados lugares.
As brincadeiras de roda e musicais em geral, são
importantes também, porque dão a oportunidade de as crianças terem contato com
elementos da música brasileira, em diferentes ritmos, diferentes sonoridades e
vocabulário de elementos que estão na base da música brasileira. Isso contribui
para a ampliação do repertório da criança, auxiliando na formação de uma pessoa
mais consciente musicalmente, capaz de analisar e atuar de maneira mais crítica
nas suas escolhas musicais.
Características da cantiga de roda
Pesquisando sobre as cantigas de roda, encontramos várias
definições. Entre elas, a pesquisadora Maria Aldenôra das Neves Silva Martins
afirma que:
Cantigas de roda são poesias e poemas
cantados em que a linguagem verbal (o texto), a música (o som), a coreografia
(o movimento) e o jogo cênico (a representação) se fundem numa única atividade
lúdica, ou seja, são canções populares, que estão diretamente ligadas a
brincadeira de roda e que consiste em formar um grupo com várias crianças, dar
as mãos e cantar uma música com características próprias, com melodia e ritmo
equivalentes à cultura local, com letras de fácil compreensão, temas referentes
à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e geralmente com
coreografias. (MARTINS, 2003, p.35).
Como a cantiga de roda se adapta a cada lugar onde é
praticada, o seu repertório é muito grande e diversificado nos aspectos
musicais, nas temáticas e no vocabulário. Por serem construções coletivas que
se moldam às características do grupo executante, elas são um bom material de
trabalho num grupo escolar de educação infantil. Isso, porque os grupos são bem
heterogêneos, com crianças de características muito diversas, com interesses,
necessidades, diferenças sociais, culturais e de origem.
Essa diversidade de repertório possibilita a escolha de
diferentes canções, para atender as peculiaridades de cada grupo de crianças.
Geralmente, as cantigas são realizadas junto com
movimentos, têm letras simples e repetitivas, falando de elementos do
cotidiano, como animais, plantas, festas regionais, da vida da criança e do
adulto. Nos aspectos musicais, podemos destacar melodias repetitivas, com
extensão vocal no máximo de uma oitava, com padrões rítmicos e melódicos, ritmo
repetitivo (que se repete durante praticamente toda a canção), e de sugestão
harmônica simples.
Colaborando com essa visão, a pesquisadora Elaine Gebrim
de Farias conclui que: “As cantigas possuem uma letra fácil de memorizar, sendo
formada por rimas e repetições que prendem a atenção das crianças, de modo que
estimula a imaginação e a memória da criança”. (FARIAS, 2013, p. 26).
Características musicais da cantiga de roda
As cantigas de roda têm características de letra,
melodia, ritmo e harmonia que as tornam interessantes como material de
aprendizado para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental.
A seguir, será feita uma pequena análise dos aspectos
musicais de algumas cantigas de roda. Para tal, é necessária uma breve
explicação de alguns elementos musicais.
A melodia é a parte cantada, que se caracteriza como uma
sucessão de notas que formam um conjunto com sentido musical. Se fôssemos
comparar com o estudo de um idioma, as notas seriam as palavras e as melodias
seriam as frases e orações.
Quando as notas são tocadas ao mesmo tempo, temos a
formação de acordes, que são usados para fazer o acompanhamento da melodia. Um
exemplo dessa junção é quando uma pessoa toca violão e canta. Nesse caso, o
canto faz a melodia e o violão acompanha com acordes. O conjunto de acordes
dentro de uma música, é o que chamamos de harmonia da música. O compositor e
pianista brasileiro Oswaldo Lacerda, define harmonia da seguinte maneira:
“Harmonia é a ciência que estuda os acordes e a maneira de concatená-los.” (LACERDA,
1961, p. 79).
O ritmo é a combinação entre sons curtos, médios, longos
e do silêncio. O compositor Bohumil Med
define o ritmo da seguinte forma: “O Ritmo é o resultado da organização
sistemática da duração do som em suas múltiplas possibilidades. Daí decorre a
medida exata do silêncio das pausas”. (MED, 1986, p. 11).
Na sequência faremos uma análise da letra, movimentação
corporal, ritmo, melodia e harmonia das cantigas.
As letras das cantigas
Com relação às letras, geralmente são curtas, fáceis de
memorizar, com repetições, rimas e trocadilhos. Seguem abaixo alguns exemplos
de letras das cantigas:
A Rosa Amarela (autoria anônima)
Olha a Rosa amarela, Rosa. Tão Formosa, tão bela, Rosa
(repete).
Iá-iá meu lenço, ô Iá-iá. Para me enxugar, ô Iá-iá.
Esta despedida, ô Iá-iá. Já me fez chorar, ô Iá-iá
(repete).
Samba Lelê (autoria anônima)
Samba Lelê tá doente. Tá com a cabeça quebrada.
Samba Lelê precisava. É de umas boas palmadas.
Samba, samba, Samba ô Lelê. Samba, samba, samba ô Lalá.
Samba, samba, Samba ô Lelê. Pisa na barra da saia ô Lalá.
Pai Francisco (autoria anônima)
Pai Francisco entrou na roda. Tocando o seu violão.
Bi-rim-bão bão, Bi-rim-bão bão.
Vem de lá Seu Delegado. E Pai Franciso foi pra prisão.
Como ele vem todo requebrado. Parece um boneco
desengonçado.
Movimentação corporal
As cantigas de roda são geralmente brincadas com
movimentos corporais. Em muitas dessas canções, esses movimentos são
incentivados pela própria letra da cantiga, como por exemplo: “palma, palma,
palma, pé, pé, pé, roda, roda, roda caranguejo peixe é” (“Caranguejo”); “samba,
samba, samba ô Lelê, samba, samba, samba, ô Lalá, samba, samba, samba o Lelê,
pisa na barra da saia” (“Samba Lelê”); “Olhai pro céu, olhai pro chão… Para
todos se ajoelhar… Para todos se levantar… Para todos se sentar…” (“Carneirinho,
Carneirão”).
REBELLO, Everton. ROSA, Helenice Scapol
Villar. A cantiga de roda como instrumento pedagógico na educação infantil.
Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
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II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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