segunda-feira, 11 de março de 2024

Como as telas interferem no desenvolvimento da criança?


Especialistas afirmam que a tecnologia pode ser aliada no desenvolvimento, mas não deve substituir os estímulos fundamentais da constituição do corpo e da mente

A primeira infância é um momento fundamental para o desenvolvimento motor e cognitivo, fator que diferencia os seres humanos de qualquer outro animal. Essa inteligência singular é adquirida principalmente nos mil primeiros dias de vida, que determinam grande parte do amadurecimento das estruturas e regiões cerebrais. Sendo consequência do tempo, da experiência e das relações vividas pelas crianças durante este período. Em um mundo cada vez mais tecnológico, como pensar o impacto das telas e o desenvolvimento da criança?

Consequências negativas para as crianças

De acordo com o psiquiatra e psicanalista Nilson Sibemberg, a exposição às telas tem seus principais pontos negativos no grupo de zero a três anos. “Até os dois anos acontece boa parte da aquisição de conhecimento pelos sentidos. E é quando as crianças vão ganhando consciência do próprio corpo, construindo subjetividade a partir da relação com o outro”. A ideia de usar dispositivos digitais para acalmar ou distrair os bebês nessa idade não é adequada. Segundo ele, pode prejudicar o desenvolvimento neuromotor da criança, a aprendizagem e a própria constituição psíquica de si.


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A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) também recomenda evitar a exposição de crianças menores de dois anos às telas. Além de limitar o tempo de uso ao máximo de uma hora por dia, entre dois e cinco anos, com a supervisão de pais, cuidadores ou responsáveis. Isso, porque, como explica o neurologista pediátrico Eduardo Jorge Custódio da Silva, membro do Departamento de Neurologia da SBP, o desenvolvimento do cérebro está relacionado não apenas à nutrição, mas aos cinco sentidos de forma integrada.

“A criança vive de exemplos concretos, por isso é necessário que ela toque na areia, veja os objetivos, ouça, sinta cheiros e gostos”

É assim que ela vai, aos poucos, modelando a arquitetura, a produção e a conexão dos neurotransmissores. Nesse sentido, deve-se garantir a riqueza dos estímulos que ultrapassam o brilho das telas e a virtualidade. Como as experiências diretas do corpo, do brincar ao ar livre, do som da palavra emitida pela mãe, da potência do apego e do vínculo.

Tempo de tela e o desempenho cognitivo

A pesquisa “Associação entre o tempo de exibição e as crianças”, publicada em 2019 pela JAMA Pediatrics, mostrou que quanto maior o tempo de exposição às telas, pior o desempenho cognitivo. O estudo acompanhou 2.441 mães e crianças nos marcos de 24, 36 e 60 meses, identificando um tempo médio de exposição nos Estados Unidos de 2 horas e 19 minutos por dia.

Como explica Rodrigo Menezes Machado, colaborador do Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso (PRO-AMITI), do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo, esse tempo pode influenciar a visão e a interpretação audiovisual. E elimina oportunidades de desenvolver outras áreas do cérebro, praticar habilidades interpessoais, motoras e de comunicação. “Ainda não sabemos quais domínios são afetados pelo tempo excessivo de tela, mas sabemos que há atraso no desenvolvimento da criança”, afirma.

Pesquisas no Brasil

No Brasil, uma pesquisa, realizada pelo Departamento de Psiquiatria da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), investigou a relação entre habilidades motoras, atividade física, uso de mídia, hábitos de tela e duração de sono em 926 crianças entre quatro e seis anos. Os resultados apontaram que mais de 55% das crianças faziam refeições assistindo televisão. E 28% passavam longos períodos vendo TV, jogando videogame ou usando computador, tablet ou telefone celular.

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O estudo relacionou diretamente o uso excessivo de mídias de tela ao aumento da probabilidade de crianças apresentarem habilidades motoras pobres, inatividade física e diminuição das horas de sono. A faixa de onda de luz azul presente na maioria das telas contribui para o bloqueio da melatonina, hormônio que regula o ciclo do sono e da vigília. Necessários para o crescimento corporal e mental, conforme descreve Sibemberg. Isso explica parte do aumento das dificuldades de dormir e manter uma boa qualidade de sono profundo entre jovens. Com mais ocorrências de pesadelos, terrores noturnos e sonolência diurna, além de problemas de memória e rendimento escolar comprometido.

Percepção de tempo e espaço

É comum nos conectarmos a pessoas de corpo presente, mas psiquicamente ausentes. Quem nunca se frustrou ao tentar conversar com alguém usando o celular e esta pessoa não dar atenção? A clássica frase dos pais “você está com a cabeça na lua” parece ganhar novo sentido na infância digitalizada, levando àquilo que cientistas começam a chamar de “síndrome de astronauta”.

O formato do dispositivo, a verticalização da informação, a saturação visual, entre outras características dos dispositivos digitais podem incidir em um déficit de orientação espaço-temporal, limitando a capacidade de exploração do mundo real, como sinaliza Nilson Sibemberg.

“O exercício físico é fundamental para a aprendizagem do corpo, sendo prejudicado quando não há a experiência de profundidade, já que as telas têm apenas duas dimensões”

Outro fator levantado pelo psicanalista é a relação com o tempo de resposta proporcionado pelas telas de dispositivos. “A vida requer uma perspectiva de futuro, uma construção que se dá em três tempos: o da visão ou do impacto sensorial. O de ler a percepção, entendendo o que viu e fornecendo sentido. E o de conclusão, escolhendo o que fazer com a experiência”, explica. No caso de excesso de uso das telas, esses tempos ficam achatados e preenchidos por respostas imediatas e automáticas.

Não à toa, o Dicionário Oxford, em sua edição de 2015, destacou um novo verbo: visualizar. São aqueles golpes de visão sobre imagens ou mensagens textuais, sem poder elaborar adequadamente aquilo que se viu. Esse mundo inundado de informações e fascínio sensorial pode gerar irritabilidade, impaciência, impulsividade e ansiedade, de acordo com Sibemberg, sintomas vinculados com a impossibilidade de lidar com os três tempos mencionados acima ou com o tempo “da falta”.

“Se isso toma conta muito cedo da vida do sujeito, ele pode ter dificuldades inclusive de manter relações sociais”

Telas e o desenvolvimento da criança

Se a presença e os estímulos off-line não podem ser substituídos por telas, também é verdade que a tecnologia não precisa ser vista apenas como vilã, segundo o neurologista pediátrico Eduardo Jorge Custódio da Silva.

“As telas não podem ser o único canal de percepção do mundo externo, mas quando utilizadas de forma adequada, podem ser aliadas do desenvolvimento cerebral”

O neurologista defende que, como estímulo acessório, os dispositivos de mídia interativos podem ajudar crianças a construir novos caminhos para as conexões sinápticas, treinando um cérebro multitarefa, além de estimular o domínio natural de novas habilidades, como a operação de ferramentas tecnológicas.

Para o psiquiatra Rodrigo Menezes Machado, esse cérebro multitarefa é dinâmico e consegue migrar de forma mais rápida entre estímulos do que no passado. “O cérebro se adapta a esta realidade de maior conexão, mas isso não está relacionado, necessariamente, a uma maior produtividade”, pondera.

A tecnologia como aliada

O jogo EndearvorRX é um exemplo de como a tecnologia pode ser aliada. Recém-aprovado nos Estados Unidos, o jogo funciona como uma “terapia digital”, para crianças de oito a 12 anos, diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH). “Os estudos mostraram benefícios para crianças que usavam o jogo como forma de tratamento por pelo menos 25 minutos ao dia, um verdadeiro ‘empurrão’ para o cérebro”, explica Machado.

É comum cada aparição tecnológica gerar um misto de fascínio e temor, tanto pela capacidade de melhorar a vida das pessoas, como pela imprevisibilidade de seus efeitos. Na opinião de Sibemberg, durante a pandemia, a tecnologia tem sido um ótimo instrumento para diminuir o distanciamento social, seja proporcionando salas de aula on-line e favorecendo a aprendizagem ou possibilitando a comunicação com amigos e familiares. “Apesar disso, a mediação do adulto é indispensável no uso das telas”, ressalta.

Para explorar o lado positivo da tecnologia na vida das crianças, especialistas defendem que é preciso haver orientações sobre o uso adequado de ferramentas, oferecidas por adultos responsáveis, ou dividindo o tempo necessário para singularizar a experiência viabilizada por dispositivos, que pode acontecer no brincar com outras crianças, quando há o compartilhamento de dramas e fantasias. Uma forma de valorizar as horas do dia, a presença e os próprios desafios. Afinal, não basta passar o dedo na superfície do mundo para alterar a realidade.

Lunetas, Camilla Hoshino


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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl

 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XV – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVI – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

XVII – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

 

D – OUTROS

XVIII – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.

 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/



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