Transformando o cotidiano escolar em uma experiência de liberdade, arte e
crescimento
Educar uma criança é
muito mais do que transmitir conteúdos: é criar pontes para que ela descubra a
si mesma, o outro e o mundo com encantamento, confiança e liberdade. É nesse
espírito que se fundamentam as Pedagogias da Criatividade e da Autonomia
(PCA), desenvolvidas pelo professor e dramaturgo Antônio Carlos dos
Santos. Com base em três pilares — TBMB (Teatro de Bonecos Mané Beiçudo),
MAT (Mindset, Ação e Teatro) e ThM (Theater Movement) —, as PCA são um convite
para que educadores e famílias abracem uma pedagogia sensível, artística e
profundamente transformadora. A seguir, apresentamos dez estratégias simples e
inspiradoras para aplicar essas práticas no dia a dia escolar, promovendo o
desenvolvimento integral das crianças.
A primeira estratégia é montar um cantinho do faz-de-conta com
bonecos inspirados nas histórias do Mané Beiçudo. Bonecos simples,
feitos com material reciclável, podem ser usados pelas crianças para criarem
suas próprias narrativas. Basta uma caixa de papelão virada ao avesso, panos,
colheres de pau e um pouco de imaginação. Essa prática, inspirada no TBMB,
estimula a linguagem simbólica, a criatividade e a expressão emocional. Em uma
escola pública de Pernambuco, por exemplo, uma turma do 2º ano criou uma peça
sobre um boneco que enfrentava o medo de escuro — espelhando os sentimentos de
muitas crianças da sala. A atividade gerou rodas de conversa, acolhimento e
novos vínculos.
A segunda estratégia é propor uma roda de mindset positivo no
início das aulas, incentivando as crianças a compartilharem algo que aprenderam
com erro, ou algo de que se orgulham. Essa é uma ação da metodologia MAT,
baseada nos estudos da psicóloga Carol Dweck, que comprovam que crianças
com “mentalidade de crescimento” tendem a se sentir mais motivadas e
resilientes. Nessa prática, o erro é visto como parte do processo e não como fracasso.
Ao ouvir colegas contando como superaram desafios - como aprender a amarrar o
tênis ou ler uma palavra difícil -, as crianças internalizam que o esforço vale
mais que a perfeição.
A terceira estratégia é usar o corpo como recurso expressivo através de sessões
de movimento criativo inspiradas no ThM (Theater Movement). Com músicas
instrumentais e espaço livre, as crianças são convidadas a se mover como se
fossem animais, emoções ou elementos da natureza. Essa prática, baseada em
estudos de psicomotricidade relacional e neurociência do movimento (como os de Llinás
e Berthoz), estimula a coordenação motora, a linguagem corporal e a
consciência de si. Professores relatam que crianças mais agitadas encontram
nesse espaço uma forma de canalizar sua energia, enquanto as mais tímidas se
sentem valorizadas por suas formas únicas de expressão.
A quarta estratégia é criar diálogos entre literatura infantil e a
prática teatral. Utilizar as obras de Antônio Carlos dos Santos, como “Ui
Gur, o ursinho que libertava livros” ou “Bichinhos felizes”, como
ponto de partida para improvisações e encenações feitas pelas próprias
crianças. Ao dramatizar os livros, as crianças aprofundam a compreensão
leitora, desenvolvem empatia e vivem simbolicamente os dilemas dos personagens.
Em uma escola de Porto Alegre, ao encenar a história de “A bailarina que queria
voar”, uma aluna com deficiência física se viu representada e valorizada, e
ganhou confiança para falar de suas emoções pela primeira vez em público.
A quinta estratégia é organizar projetos temáticos conduzidos pelas
crianças, inspirados na abordagem MAT. Por exemplo, ao estudar o meio
ambiente, o professor pode perguntar: “O que vocês gostariam de mudar no
mundo?” e a partir das respostas, os alunos propõem ações - escrever cartazes,
criar peças de teatro, compor músicas. A autonomia, quando legitimada, gera
pertencimento e engajamento. Segundo o relatório Education 2030 da OCDE,
metodologias baseadas na escolha e autoria aumentam significativamente a
motivação intrínseca dos alunos.
A sexta estratégia é oferecer espaços de escuta afetiva com
personagens mediadores. Inspirando-se no universo do TBMB, o professor pode
criar um boneco conselheiro da turma — como o “Professor Beiçudo” ou a “Vovó
Maria Benta” —, que aparece em momentos de conflito para ouvir os alunos. O
distanciamento simbólico facilita que as crianças expressem sentimentos com
mais leveza. Em escolas que adotaram essa prática, houve diminuição de
conflitos interpessoais e aumento da empatia, conforme relatos de coordenadores
pedagógicos.
A sétima estratégia é propor missões criativas de aprendizagem,
que envolvam corpo, mente e arte. Uma atividade simples seria: “Hoje, a missão
é andar pela escola como se você fosse um robô triste. O que mudaria no mundo
se os robôs sentissem tristeza?” A partir dessa vivência lúdica, surgem
reflexões filosóficas, artísticas e sociais. Essa prática, que dialoga com o
ThM e com o MAT, promove o pensamento crítico desde a infância. Pesquisas da Universidade
de Stanford mostram que atividades baseadas em simulação e empatia
desenvolvem a teoria da mente e a capacidade de tomar decisões morais.
A oitava estratégia é a criação de cadernos de autoria artística,
onde as crianças registram suas ideias, desenhos, histórias e emoções, sem
correções ou julgamentos. Esse diário pessoal estimula a liberdade criativa, a
autoexpressão e o vínculo com o próprio processo. Um aluno, por exemplo, pode
criar um herói que resolve problemas na escola, ou uma criatura mágica que
ajuda a vencer a tristeza. Professores relatam que, ao revisitar esses
cadernos, é possível acompanhar o amadurecimento emocional e cognitivo das
crianças.
A nona estratégia é envolver as famílias em projetos interativos
baseados nas PCA. Convidar os pais para oficinas de teatro, contação de
histórias ou sessões de movimento criativo, fortalece o vínculo entre escola e
comunidade. Em uma escola de Belo Horizonte, mães e pais participaram de uma
encenação junto com seus filhos, interpretando personagens dos livros “Telas?
Só com saúde!” e “O dia em que as víboras - através das telas - escravizaram as
corujinhas”, de autoria de Antônio Carlos dos Santos. O resultado foi emocionante:
pais choraram, crianças riram, e todos saíram mais conectados.
Por fim, a décima estratégia é cultivar, todos os dias, uma atitude
pedagógica de confiança e encantamento, como apregoa a filosofia das PCA.
Isso significa acreditar que cada criança é única, potente e merecedora de
liberdade para experimentar. Significa substituir a pressa pela escuta, o
controle pela parceria, a repetição pela invenção. Antônio Carlos dos Santos
ensina que “a criatividade e a autonomia são os idiomas da infância” e que cabe
ao educador ser tradutor e guardião dessa linguagem. Ao aplicar as PCA com
simplicidade e afeto, não apenas ensinamos - mas transformamos vidas.
Acesse os livros de Antônio Carlos dos Santos na amazon.com ou na amazon.com.br
Clique aqui.
https://www.amazon.com/author/antoniosantos
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
![]() |
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
![]() |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
![]() |
Clique aqui para saber mais. |
![]() |
Click here to learn more. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
XV – Collection “Folk legends play with numbers”
Book 1: Saci plays with numbers
Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers
Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction
Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens
Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens
Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication
Book 8: Romãozinho plays with division
Book 9: Caipora plays with geometry
Book 10: Cairara plays with measurements
XVI – Coleção Planeta Criança
Livro 1 – O meu planeta
Livro 2 – Os meus oceanos
Livro 3 – A minha floresta
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XVII – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVIII – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
IX – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais
D – OUTROS
XX – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
https://www.amazon.com/author/antonio santos
antoniocarlosescritor1@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário