Quando os jovens exploradores partem para a trilha com sua curiosidade alegre, os pais estão preparados para o ocasional joelho ralado ou demanda de “me carrega!”, mas talvez não para o pior cenário.
Mesmo que a caminhada seja curta, familiar ou
aparentemente direta, as coisas podem dar errado em um instante, apesar de
nossos melhores esforços.
Mas há boas notícias: até crianças muito jovens podem
aprender a se manter seguras seguindo algumas regras simples de habilidades de
sobrevivência.
“Conversar com as crianças sobre um plano em uma
discussão simulada ajudará a mantê-las calmas se elas se separarem [do grupo
durante a caminhada]”, diz Chris Boyer, diretor executivo da Associação
Nacional de Busca e Resgate (NASAR) dos Estados Unidos.
Segundo Boyer, os adultos devem ligar imediatamente para
a emergência quando perceberem que uma criança está perdida na trilha, pois às
vezes pode levar várias horas para os socorristas chegarem. Boyer também
recomenda que os pais tirem uma foto de seus filhos antes da caminhada,
incluindo a parte de baixo de cada sapato, para que os socorristas saibam que
pegadas seguir.
Como ensinar habilidades de
sobrevivência para crianças
1. Fale sobre o assunto de forma tranquila
Ao abordar o básico das habilidades de sobrevivência na
natureza, apresente os possíveis perigos inesperados (de animais a se perder)
com um tom suave, não aterrorizante, com seu filho. Ensine uma lição, talvez
duas, por caminhada, e revise-as ao longo de várias saídas antes de passar para
a próxima.
Por exemplo, em uma caminhada, ensine seu filho o que
fazer quando estiver perdido, e algumas caminhadas depois, mostre a importância
de um kit de primeiros socorros e ajude-os a montar o próprio deles. Nessas
lições, você quer proteger o senso de encantamento da criança e evitar que ela
se sinta assustada nas trilhas ou frustrada pela quantidade de informações.
2. Ensine as crianças a serem um alvo
estático
Quando confrontadas com a perspectiva de perder uma
criança na natureza, tanto as crianças quanto os adultos podem ter mil
perguntas do tipo ‘e se?’ girando em suas cabeças. A NASAR tem um conselho
simples e direto: assim que uma criança perceber que está perdida ou separada,
ela deve parar e abraçar uma árvore. “No momento em que começam a se mover, é
um possível risco”, diz Boyer. “Queremos que o odor para os cães de busca e
resgate esteja em um só lugar. Quanto mais tempo a criança ficar lá, mais o vento
espalha o cheiro ao redor, e mais rápido conseguimos pegar o cheiro.”
Crianças perdidas podem estar a quilômetros de distância
antes que o socorro chegue. Ensine-as a se manterem ocupadas enquanto
permanecem no mesmo lugar, juntando folhas para fazer um ninho para si mesmas
na base da árvore, dando dois ou três passos ao redor da árvore para reunir
folhagem morta. Isso lhes dá algo para fazer e as impede de sentar diretamente
no chão, que pode estar úmido, quente ou coberto de insetos. Poucas árvores na
área? Fale para eles abraçarem uma pedra.
“Se uma criança puder ficar em um só lugar, nós a
encontraremos”, acrescenta Boyer, que confia na eficácia do abraço à árvore
depois de mais de 10 anos liderando a NASAR. O programa Hug-A-Tree and Survive
foi introduzido em 1981, pouco depois que Jimmy Beveridge, de 9 anos, morreu no
Monte Palomar, na Califórnia, tragicamente se perdendo enquanto corria com seus
irmãos de volta ao acampamento. “Nos 43 anos desde que o programa Hug-A-Tree
and Survive foi criado, muitas crianças foram encontradas em segurança porque
sabiam dos princípios vitalmente importantes ensinados no programa”, diz
Jacquie Beveridge, mãe de Jimmy.
3. Familiarize as crianças com seu kit de
emergência
Seja para uma caminhada de 3 km ou um trekking de uma
semana, equipe as crianças com suas próprias mochilas contendo as 10
ferramentas de sobrevivência mais importantes, que são um pouco diferentes da
lista típica de itens essenciais para atividades ao ar livre para adultos. Elas
se sentirão especiais e ficarão mais interessadas sabendo que isso é só para
elas. Opte por uma mochila leve, brilhante e que se ajuste confortavelmente à
criança.
Independentemente da mochila escolhida, certifique-se de
que ela tenha um apito. (Elas até podem escolher uma cor que gostem para
torná-lo especialmente delas também.) Depois que as crianças abraçarem uma
árvore, instrua-as a soprar o apito a cada poucos minutos, depois de contar até
100 ou cantar uma música favorita. Isso vai contra os três apitos habituais
para indicar socorro, mas Boyer diz que ensinam essa alternativa para que as
crianças possam economizar energia. Se elas soprarem o apito a cada poucos
minutos, as pessoas vão notar e suspeitar que algo está errado. O som de um
apito pode ser ouvido a até 3 quilômetros de distância na direção do vento.
A mochila também deve incluir uma garrafa de água e
bebidas com eletrólitos, uma lanterna de cabeça duradoura e amigável para
crianças e duas mantas de emergência que também podem servir como abrigo, capa
de chuva e dispositivo de sinalização brilhante.
Não se esqueça dos aquecedores de mãos, bastões
luminosos, um kit de primeiros socorros pequeno, uma bolsa bem fechada com
lanches ricos em nutrientes. Você também deve incluir um lápis e um caderno com
números de emergência, informações médicas essenciais, como tipo sanguíneo, e
páginas em branco suficientes para desenhar. Itens adicionais podem incluir uma
foto da família e um pequeno animal de pelúcia para apoio emocional.
Toda essa preparação é inútil se a criança não estiver
ciente do que está em sua mochila e para que serve. Dedique algumas caminhadas
para guiá-las por cada item e para que serve em uma situação de emergência.
4. Prepare as crianças para serem resgatadas
Embora muitos fatores possam complicar um resgate, você
quer saber que fez tudo o que era possível para ajudar sua criança a ser
encontrada. Faça com que sua criança use uma pulseira de identificação com seu
nome, endereço residencial e qualquer informação de contato de emergência. Os
serviços médicos de emergência e as autoridades sabem procurar por
identificação vestível.
Ensine seus filhos a ligar para a emergência ou usar o
botão SOS em um celular para buscar ajuda se um pai ou adulto estiver ferido.
Crianças pequenas que estão perdidas podem se esconder quando ouvem estranhos,
então é útil explicar para as crianças o que pode envolver uma operação de
resgate.
Avise as crianças de que as equipes de busca e resgate
vão chamar o nome delas, mas que não estão em apuros e ninguém está bravo com
elas por se perderem. Ensine suas crianças a responder, soprar o apito ou, se
tiverem pouca energia, piscar luzes para sinalizar emergência. Se houver um
helicóptero ou avião sobrevoando e a criança estiver perto de uma área aberta,
ela pode usar galhos ou pedras no chão para soletrar SOS.
Go Outside
- -
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
![]() |
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
![]() |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
![]() |
Clique aqui para saber mais. |
![]() |
Click here to learn more. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário