Educação de qualidade na primeira infância tem impacto na vida da pessoa em etapas seguintes da vida, indicam pesquisas |
James
Heckman já era vencedor do Nobel de Economia quando começou a se dedicar ao
assunto pelo qual passaria a ser realmente conhecido: a primeira infância (de 0
a 5 anos de idade), sua relação com a desigualdade social e o potencial que há
nessa fase da vida para mudanças que possam tirar pessoas da pobreza.
Em grande parte
por causa de seus estudos, o assunto tem ganhado mais atenção nos últimos anos.
Heckman concluiu que o investimento na primeira infância é uma estratégia
eficaz para o crescimento econômico. Ele calcula que o o retorno financeiro
para cada dólar gasto é dos mais altos.
Isso porque, na
etapa entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro se desenvolve
rapidamente e é mais maleável. Assim, é mais fácil incentivar habilidades
cognitivas e de personalidade - atenção, motivação, autocontrole e
sociabilidade - necessárias para o sucesso na escola, saúde, carreira e na
vida.
No início dos
anos 2000, Heckman começou a se debruçar sobre os dados do Perry Preschool
Project, experimento social que mudou a vida de seus participantes. Ele
funcionou assim: em 1962, na pequena cidade de Ypslanti, no Estado do Michigan,
nos Estados Unidos, 123 alunos da mesma escola foram divididos aleatoriamente
em dois grupos.
Um deles, com 58
crianças, recebeu uma educação pré-escolar de alta qualidade e o outro, com 65,
não - este último é o grupo de controle. A proposta era testar se o acesso a
uma boa educação infantil melhoraria a capacidade de crianças desfavorecidas de
obter sucesso na escola e na vida.
"O consenso
quando comecei a analisar os dados era de que o programa não tinha sido bem
sucedido porque o QI dos participantes era igual ao de não participantes",
lembra ele, anos depois, em conversa com a BBC News Brasil.
Heckman e
colegas resolveram analisar os resultados do experimento por outro ângulo.
"Nós olhamos não para o QI, mas para as habilidades sociais e emocionais
que os participantes demonstraram em etapas seguintes da vida e vimos que o
programa era, na verdade, muito mais bem sucedido do que as pessoas achavam.
Constatamos que os participantes tinham mais probabilidade de estarem
empregados e tinham muito menos chance de ter cometido crimes", diz o
economista.
Sua análise do
programa Perry chegou à conclusão de que houve um retorno sobre o investimento
de 7 a 10% ao ano, com base no aumento da escolaridade e do desempenho
profissional, além da redução dos custos com reforço escolar, saúde e gastos do
sistema penal.
Mais de 50 anos
depois do início desse programa, Heckman divulgou, neste mês de maio, nova
pesquisa, feita com seu colega na Universidade de Chicago, Ganesh Karapakula,
que confirma esses resultados e mostra que não apenas os participantes se
beneficiaram do programa pioneiro, mas também seus filhos, estes mais
escolarizados e bem empregados do que seus pares.
Leia
os principais trechos da entrevista:
BBC News Brasil
- Como era o currículo do Perry e por que ele foi tão bem-sucedido?
James Heckman -
Quando comecei a estudar isso, também pensava no projeto como um currículo, mas
não é - nem o Perry era e nem outros programas de educação infantil de
qualidade são. Não são exatamente salas de aula. São como uma família
estendida. São grupos pequenos de crianças, recebendo muita atenção,
orientação, muitos estímulos.
No caso do
Perry, eles pegavam crianças de famílias muito pobres e levavam para a creche.
Era como ser pais - ficavam muito tempo com a criança e davam uma mentoria a
ela. Levavam as crianças ao zoológico, ao parque, brincavam com elas. Isso dava
à criança a oportunidade de interagir com seus pares. Por isso, funcionou. O
programa também tinha visitas semanais aos pais.
Os pais ficaram
muito empolgados. A criança voltava para casa entusiasmada. E os pais acabavam
estimulando a criança ainda mais. As lições desse programa também são
transferíveis para programas de visita (às casas dos pais, nos quais um
educador ensina os pais como estimular seus filhos pequenos), ainda que eles
pareçam ser diferentes. Uma lição é como é importante a vida doméstica na
formação.
Um programa que
está sendo implementado na Jamaica, por exemplo, consiste de passar uma hora
por semana com a mãe ensinando como ela pode interagir com as crianças -
desafiá-la, engajá-la. O preço não é tão alto e o retorno é enorme.
Mais
estímulo na primeira infância costuma se traduzir em melhor desempenho
acadêmico e autocontrole emocional
BBC News Brasil
- O que te chamou a atenção nos dados sobre ele?
Heckman - Muitas
pessoas diziam que o programa era um fracasso porque o QI dos participantes era
igual ao de não participantes. Esse foi o consenso no início. Nós olhamos para
outras coisas - as habilidades sociais e emocionais que os participantes
demonstraram em etapas seguintes da vida.
Eles desenvolvem
habilidades executivas - de planejamento, de interação, de cumprimento de
tarefas, seguir instruções. Olhamos para sua empregabilidade, participação no
crime. E assim vimos que o programa tinha sido muito mais bem sucedido do que
as pessoas achavam, porque eles só estavam avaliando por um ângulo restrito (o
do QI).
Em todos os
países onde esse assunto foi pesquisado conclui-se que desigualdade na primeira
infância se mantém nas etapas posteriores. O ambiente nos primeiros anos é
muito importante. Nessa fase você constrói uma base de habilidades que vão te
servir para o futuro.
Crianças
pequenas são muito maleáveis e mutáveis. Há uma flexibilidade nessa etapa que
não se vê em outras. É uma questão de eficiência econômica.
BBC News Brasil
- No entanto, em geral, mais atenção é dada à educação em etapas seguintes da
vida. Por que é difícil mudar isso?
Heckman - Porque
os pais de crianças desfavorecidas não sabem o que faz elas ficarem para trás.
Na verdade, só é preciso estimulá-las. Há estudos que mostram que ler para as
crianças já tem um impacto enorme no desenvolvimento delas.
Além disso, as
pessoas não têm tempo. Não estou dizendo que as mães não devem trabalhar e
passar o dia em casa com os filhos, mas esses anos iniciais precisam ser
enriquecidos. Uma solução é pré-escola de qualidade.
BBC News Brasil
- Acha que os governos têm dado mais atenção nas últimas décadas à primeira
infância? Quais são os desafios nesse sentido?
Heckman - O
desafio é mudar a forma de pensar. A forma errada é pensar que a educação
formal é o caminho para a criação de habilidades e que o modelo de professor em
pé na frente da turma lecionando para crianças é o jeito certo de gerar vidas bem-sucedidas.
Esse raciocínio é promovido inclusive por cursos superiores de educação e por
pessoas bem-intencionadas. Mas o que importa é pensar na família e na formação
da criança.
BBC News Brasil
- No caso do Perry, vocês concluem que os benefícios se estendem para a segunda
geração. Como acontece essa transferência de uma para a outra?
Heckman - Os
participantes são pessoas bem sucedidas. Eles têm estatisticamente uma chance
muito menor de ter cometido crimes. Vemos que há muita correlação entre
atividade criminal dos pais e dos filhos. Os pais do Perry reproduzem com os
filhos o que aprenderam na infância.
BBC News Brasil
- Suas pesquisas mostram que homens se beneficiam desses programas muito mais
do que mulheres. Por que isso acontece?
Heckman -
Meninos são mais sensíveis (às mudanças) e têm mais chance de entrar para o
mundo do crime. As meninas também se beneficiam, mas o risco que elas correm é
muito inferior aos meninos.
Há uma
influência social que na prática separa meninos de meninas muito cedo. Mas
também é verdade que meninas de três anos de famílias desajustadas têm maior
chance de se engajar em atividades como leitura de livros e menos chance de
estarem se metendo em encrencas. As pessoas não querem falar sobre isso, mas é
verdade.
Os meninos se
desenvolvem num ritmo diferente e as meninas parecem conseguir se estruturas
mais facilmente do que meninos. As meninas são mais resilientes.
De modo geral,
quando meninos são criados em famílias onde só há a mãe, sem figuras paternas,
eles têm mais dificuldade de obter orientação na vida. O laço entre filhas e
mães é diferente da mãe com o filho. A mãe ama o filho, mas é diferente.
BBC News Brasil
- Qual é a relação entre bom desenvolvimento infantil e crimes?
Heckman - Esse é
o principal resultado de todos esses programas de educação infantil. O maior
retorno para cada dólar investido em todos eles é a redução de crimes e a
criação de um ambiente encorajador para as crianças.
As pessoas
ignoram isso, mas é importantíssimo. É por isso que esses programas são tão bem-sucedidos
para homens. É uma estratégia anticrime. Nem que fosse só por isso deveriam ser
levados a sério como política pública.
BBC News Brasil
- Se a pessoa não tiver a oportunidade de se desenvolver na primeira infância,
é caso perdido?
Heckman - O
desenvolvimento acontece em outras etapas da vida. No entanto, uma etapa leva a
outra. A criança bem formada consegue aproveitar melhor aprendizados futuros.
Mas não devemos desistir das pessoas depois de uma certa idade. Isso não é
verdade.
BBC News Brasil
- Alguns críticos dizem que os resultados do Perry têm de ser vistos com
cuidado pois o programa foi implementado num contexto muito particular, o que
torna temerário extrapolar seus resultados. O que acha disso?
Heckman - Se
você fizer uma imitação e aplicar o Perry de 1960 para Porto Alegre em 2019
seria loucura. Há adaptações culturais que precisam ser feitas. Mas os
mecanismos que descrevemos são replicáveis. Ensinar os pais a se engajar na
vida da criança, isso dá resultado no resto da vida.
Da
BBC News, Luiza Franco
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VIII – Coleção Mundo contemporâneo Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades Livro 2: O puma explica trabalho e renda Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas Livro 5: O bicho-preguiça e a migração Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal Livro 8: A harpia confronta o racismo Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia Livro 1: Boitatá Livro 2: O boto Livro 3: O caipora Livro 4: O cairara Livro 5: A cidade encantada Livro 6: O curupira Livro 7: A galinha grande Livro 8: O guaraná Livro 9: Iara, a mãe d’água Livro 10: O lobisomem Livro 11: A mandioca Livro 12: A princesa do lago Livro 13: Saci-Pererê Livro 14: O uirapuru Livro 15: O velho da praia Livro 16: O velho e o bacurau Livro 17: A vitória-régia Livro 18: O açaí Livro 19: As amazonas Livro 20: Mapinguari Livro 21: Matinta Perera Livro 22: Muiraquitã Livro 23: O rio Amazonas Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças Livro 1: O que é filosofia? Livro 2: A filosofia do amor Livro 3: O aviãozinho feliz Livro 4: O trenzinho feliz Livro 5: A lagartinha feliz Livro 6: A borboletinha feliz Livro 7: O encontro com Pitágoras Livro 8: A vida em um pinguinho de água Livro 9: O pequeno ponto azul Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças Livro 1: Panda Zen e a menina azeda Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor Livro 3: Panda Zen e as mudanças Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação Livro 13: Panda Zen e o mais importante Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano Livro 15: Panda Zen e a indecisão Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão Livro 19: Panda Zen e o trabalho Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar Livro 1: O segredo da felicidade Livro 2: A gentileza pode tudo Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre Livro 4: O pequeno cachorro zen Livro 5: O pequeno gato zen Livro 6: O pequeno panda zen Livro 7: O pequeno sapo zen Livro 8: É melhor pensar antes de falar Livro 9: Os desafios são necessários Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise Book 1 - The amazon rainforest Book 2 - The jaguar (A onça pintada) Book 3 - Macaw (Arara-canindé) Book 4 - Golden Lion Tamarin Book 5 - The button (O boto) Book 6 - Frogs Book 7 - Heron (Garça-real) Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha) Book 9 - Jacaretinga Book 10 - Harpy Book 11 - Tapir (Anta) Book 12 - Snakes Book 13 - Puma Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça) Book 15 - Toucan (Tucano-toco) Book 16 - Amazonian Caburé Book 17 - Pisces Book 18 - White-faced spider monkey Book 19 - Irara Book 20 - Red macaw Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection Book 1 - Black Eyes, the panda bear Book 2 - The happy kitten Book 3 - The aquarium fish Book 4 - Doggy, man's best friend Book 5 - The feneco Book 6 - The rabbit Book 7 - The chinchilla Book 8 - The Greenland Seal Book 9 - The dolphin Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS XV – ThM-Theater Movement: Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia Livro 3. Amor de elefante Livro 4. Gravata vermelha Livro 5. Santa Dica de Goiás Livro 6. Quando o homem engole a lua Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo Livro 15: Irena Sendler, minha Irena Livro 16: O juiz, a comédia Livro 17: A comédia do mundo perfeito Livro 18: O dia do abutre Livro 19: A chibata Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO XVII – Planejamento estratégico e administração Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão Livro 5: As máximas do empreendedor Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS XVIII – A pena e o amor como espada Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem Livro 3: Sobre flores e amores – poemas Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias: ©Planejamento Estratégico Quasar K+; ©ThM – Theater Movement; e ©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs: 1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/ 2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/ 3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/ |
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