“(...) A importância de motivar as crianças mais velhas (...)”
Quando eu tinha sete anos fui pela primeira vez a um
acampamento escolar. Enquanto estávamos lá, todos fomos incentivados a escrever
cartas para casa. Escrevi uma carta detalhada em inglês para minha mãe,
contando-lhe todas as atividades que vínhamos realizando. Em seguida, traduzi palavra
por palavra para o holandês para meu pai, um falante nativo de holandês. Essa
anedota ainda faz meu pai, que fala holandês e inglês fluentemente, rir.
Meus pais criaram minhas irmãs e eu de forma bilíngue
desde o nascimento.
Eles pediram conselhos e foram orientados a falar conosco
apenas nas suas respectivas línguas. Eles aderiram a isso tão estritamente que,
durante um tempo embaraçosamente longo, não percebemos que ambos eram fluentes
em holandês e inglês.
Hoje em dia, em casa falamos uma mistura de holandês e
inglês, muitas vezes trocando de idioma no meio da frase.
No entanto, ainda existe uma ideia comum de que o modelo
seguido pelos meus pais é a melhor garantia para criar filhos verdadeiramente
bilingues: desde o nascimento, e cada progenitor adere estritamente à sua
língua materna.
Entre os especialistas em idiomas, ela é conhecida como
estratégia OPOL, abreviação em inglês de “um pai, um idioma”.
Mas será essa realmente a única forma de alcançar o
bilinguismo? E você precisa já ter dois idiomas em sua vida quando inicia o
processo, ou pode criar um filho bilíngue mesmo que você e outras pessoas ao
seu redor falem apenas um idioma?
Na realidade, existem muitas maneiras diferentes de expor
seu filho a dois idiomas, e nenhuma abordagem foi considerada a melhor, diz
Viorica Marian, autora de Power of Language e professora de ciências e
distúrbios da comunicação na Universidade Northwestern, em Illinois (Estados
Unidos).
A abordagem que os meus pais adotaram (de falar conosco
apenas nas respectivas línguas) pode funcionar bem para pais que falam línguas
diferentes, diz Marian.
Outros pais podem optar por falar apenas uma língua em
casa, muitas vezes uma língua minoritária, porque sabem que os seus filhos
serão expostos a outra língua na escola. ("Minoria" neste contexto
significa simplesmente que é menos falado ou está menos oficialmente
estabelecido do que a outra língua, em qualquer sociedade ou sistema
educacional: nos EUA e no Reino Unido, por exemplo, o espanhol seria uma língua
minoritária, e o inglês, o idioma majoritário).
Com o tempo, as famílias poderão ter de fazer um esforço
especial para manter a língua minoritária em uso: geralmente corre maior risco
de desaparecer da vida das crianças à medida que as suas interacções fora de
casa aumentam e a língua maioritária se torna mais dominante.
“Uma estratégia diferente pode ser falar com o seu filho
numa língua diferente em cada dia da semana”, diz Marian. Isso às vezes é conhecido
como estratégia de “tempo e lugar”, entre pesquisadores e famílias bilíngues.
Para aplicá-lo, cada idioma está associado a um horário
ou local específico: toda a família pode falar um idioma nos finais de semana
ou durante as refeições compartilhadas, por exemplo, e outro idioma durante a
semana ou fora de casa.
As estratégias mais eficazes são aquelas que podem ser
incorporadas de forma consistente e a longo prazo. “Em última análise, a
estratégia que terá sucesso é aquela que funciona para a sua família em
particular e torna a experiência agradável e não uma tarefa árdua”, diz ele.
A apresentadora de rádio do Serviço Mundial da BBC, Krupa
Padhy, está criando seus dois filhos, de sete e nove anos, de forma bilíngue.
Padhy cresceu em uma família de língua guzerate no Reino
Unido, enquanto seu marido fala hindi. Eles decidiram falar inglês e hindi em
casa. “O hindi é mais útil para eles porque é compreendido por todo o
subcontinente asiático”, diz ele.
“Não temos uma estratégia coerente”, diz Padhy. Seu
principal objetivo é ensinar hindi conversacional aos filhos para que eles
possam se apresentar, dizer às pessoas quantos anos têm e quantos irmãos têm.
Padhy observa que aprender estruturas de frases de cor e
repetição tem sido uma grande ajuda.
A família visita a Índia a cada 18 meses e Padhy diz que
é “muito enriquecedor para os meus filhos terem acesso a essa cultura de uma
forma autêntica”.
“É muito bom que eles possam participar e entender o que
está acontecendo ao seu redor”, acrescenta.
Aprender Hindi também permite que a família desfrute da
cultura indiana em casa. “Todo sábado à noite é noite de cinema em hindi”, diz
Padhy. "As crianças adoram assistir filmes em hindi. Isso realmente
ajuda."
Há uma idade perfeita para aprender um segundo idioma?
As pesquisas apontam que é uma boa ideia introduzir a
segunda língua o mais cedo possível, uma vez que as crianças aprendem o som e o
ritmo da sua língua nativa, conhecida como a sua fonologia, desde muito cedo.
De acordo com um estudo de 2013, os bebês começam a
aprender a linguagem antes mesmo de nascerem. O estudo descobriu que nas
últimas 10 semanas de gravidez, os fetos ouvem as mães falar e podem demonstrar
o que ouviram quando nasceram.
Quarenta crianças americanas e suecas, com cerca de 30
horas de idade, foram expostas a sons vocálicos da sua língua nativa e de uma
língua estrangeira.
A resposta deles foi medida pelo tempo que eles chuparam
uma chupeta conectada a um computador. Tanto os bebês americanos como os suecos
amamentaram durante mais tempo na língua estrangeira do que na sua língua
nativa.
Os pesquisadores indicaram que a sucção mais prolongada
de sons desconhecidos era uma evidência de aprendizagem e mostra que os bebês
são capazes de diferenciar as línguas ao nascer.
Isso não significa que seja tarde demais para adicionar
uma segunda língua: as crianças mais velhas e até os adultos ainda podem
aprender outras línguas, e pode haver outros benefícios, como a alegria de se
conectar com a sua herança. Mas as crianças mais novas podem ter mais
facilidade em aprender um sotaque nativo, dizem os especialistas.
“Quanto mais cedo você começar, melhor”, diz Sirada
Rochanavibhata, professora assistente do departamento de desenvolvimento
infantil e adolescente da Universidade Estadual de São Francisco, na
Califórnia. "Uma vantagem de aprender um idioma desde cedo é que é mais
fácil alcançar a proficiência nativa."
“Durante os primeiros seis meses, os bebês conseguem
discriminar os sons da fala de todas as línguas”, diz Rochanavibhata.
Depois disso, as crianças perdem a capacidade de
distinguir sons que não são utilizados na sua língua nativa ou nas línguas a
que são expostas.
"Em inglês, os sons 'r' e 'l' são distintos e podem
alterar o significado de uma palavra (por exemplo, 'ler' e 'conduzir'),
enquanto em japonês, os sons 'r' e 'l' são combinados em uma única categoria (o
'r' japonês).
“Os falantes de japonês que aprendem inglês podem ter
dificuldade em distinguir entre ‘r’ e ‘l’ em inglês”, explica Rochanavibhata.
Este processo é conhecido como estreitamento perceptivo.
Afirma que, portanto, a idade em que uma criança adquire
uma segunda língua pode afectar a sua capacidade de ouvir e produzir sons da
fala nessa língua.
Porém, se você ou sua família perderam essa oportunidade,
ainda existem outras. “Os adultos ainda conseguem dominar outras línguas, mas o
processo pode exigir mais esforço e abordagens diferentes”, acrescenta
Rochanavibhata.
A importância de motivar as crianças mais velhas
Segundo os pesquisadores, também pode haver vantagens
práticas em estabelecer uma base bilíngue sólida nos primeiros anos.
Começar cedo permite que as crianças “fiquem
completamente imersas” em ambas as línguas, diz Antonella Sorace, professora de
linguística do desenvolvimento e fundadora do programa Bilingualism Matters, um
centro de pesquisa e informação da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido.
promove o bilinguismo e a aprendizagem de línguas.
No entanto, não é apenas começar cedo que pode fazer uma
diferença positiva. O outro desafio é manter a segunda língua, especialmente
quando as crianças se tornam mais independentes.
Sorace diz que para conseguir isso é importante motivar e
incentivar as crianças a falar vários idiomas.
“Isto nem sempre é fácil porque as crianças não gostam de
se sentir diferentes. Muitas crianças imigrantes dizem-nos que já não querem
falar a sua língua materna, porque é isso que as diferencia das outras”.
Ele observa que uma forma de encorajar as crianças é
criar uma “minicomunidade” onde elas possam interagir regularmente com colegas
que falam a sua língua. “Isso pode ser incrivelmente motivador”, observa ele.
Marian diz que é importante que as crianças ouçam os dois
idiomas com frequência e que sejam falados por vários falantes nativos.
“Ter interações
regulares com muitos falantes diferentes das duas línguas pode ajudar a
melhorar a proficiência bilíngue, já que as crianças ficam expostas a uma maior
diversidade”, afirma.
O ambiente desempenha um papel importante e a exposição
constante a ambas as línguas é fundamental, concorda Elisabet García González,
investigadora do Centro para o Multilinguismo na Sociedade ao Longo da Vida da
Universidade de Oslo, na Noruega.
Ela observa que se uma criança nascida em uma família
bilíngue parar de usar uma de suas línguas aos oito anos de idade, isso terá um
impacto significativo no seu bilinguismo. “A linguagem é algo que muda ao longo
da vida”, diz ele.
Pais
monolíngues com filhos bilíngues?
Mesmo que os pais não sejam totalmente multilíngues, eles
ainda podem incentivar uma mistura de idiomas em casa, diz Sorace.
Indica que, por exemplo, um pai pode começar a aprender
uma segunda língua e depois, ocasionalmente, utilizar essa língua com o seu
filho. Isso expõe a criança a palavras ou frases em outro idioma e traz
benefícios mesmo que o falante não seja perfeitamente fluente. “A perfeição não
existe nas línguas”, diz Sorace.
Na opinião de Sorace, a confiança dos pais em falar uma
combinação linguística em casa é mais importante do que a sua capacidade
linguística. “Se estiverem confiantes, a criança ouvirá o suficiente dessa
língua e aprenderá”, diz ele.
Descobrir e utilizar novas línguas torna-se então um
projeto familiar em que todos se beneficiam, inclusive os pais. “Dizemos aos
pais que aproveitem esta oportunidade maravilhosa [de desfrutar de outro idioma
com seus filhos]”, diz ele.
“O objetivo não é você ser perfeito no idioma, mas sim
aprender mais e conseguir se comunicar com seu filho”, completa.
Padhy diz que seu hindi melhorou desde que começou a
falar com os filhos. “Estou aprendendo muito”, diz Padhy. “Estou falando hindi
melhor do que nunca porque estou ensinando-os.”
Segundo os investigadores, também pode haver outras
oportunidades para os pais monolingues encorajarem o bilinguismo na família.
Marian sugere uma variedade de opções, como escolher uma
babá ou creche bilíngue ou matricular seus filhos em aulas de idiomas em um
centro comunitário ou clube extracurricular onde eles ouvem vários idiomas.
“À medida que a criança cresce, fazer com que ela
participe de programas de intercâmbio e de estudos no exterior, faça cursos de
línguas estrangeiras e viaje para países onde a outra língua é falada apoiará e
avançará ainda mais o aprendizado do idioma”, afirma.
Os cérebros das pessoas bilíngues são diferentes?
Para aqueles que se esforçam para adquirir um segundo
idioma, seja quando crianças ou mais tarde, como adultos e pais, o processo
pode trazer benefícios estimulantes para o cérebro, independentemente do nível
de fluência alcançado.
Aprender vários idiomas leva a um aumento no volume de
massa cinzenta no córtex pré-frontal, a parte frontal do cérebro que é
importante para o pensamento de alto nível, como a tomada de decisões e a
resolução de problemas, diz Ashley Chung-Fat-Yim , professor assistente
pesquisador em bilinguismo e psicolinguística na Universidade Northwestern, em
Illinois.
“Também vemos melhorias na matéria branca nas mesmas
regiões do cérebro”, acrescenta.
Embora a matéria cinzenta seja onde informações
importantes são processadas, a matéria branca transporta mensagens entre
regiões do cérebro, explica Chung-Fat-Yim.
"Pense na massa cinzenta como estações de metrô e na
matéria branca como túneis de metrô que conectam diferentes estações de metrô
entre si. O multilinguismo ajuda a manter intacta a estrutura dos 'túneis de
metrô' para uma transmissão de sinal mais rápida e eficiente. Em outras
palavras, a comunicação entre regiões do cérebro pode ser realizada de uma
forma mais otimizada", acrescenta o especialista.
Falar mais de um idioma e o exercício mental que isso
implica também podem aumentar a resiliência do cérebro e ajudar a retardar o
aparecimento dos sintomas de Alzheimer, sugerem pesquisas.
De acordo com uma revisão de 2020 de mais de 20 estudos
existentes, ser bilíngue pode atrasar os sintomas de Alzheimer em até cinco
anos. Os pesquisadores concluíram que o bilinguismo não previne o aparecimento
do Alzheimer, mas ajuda a evitar os sintomas por mais tempo.
Eles descreveram o bilinguismo como uma forma de reserva
cognitiva que fortalece e reorganiza os circuitos cerebrais.
“Assim como o exercício fortalece os músculos, o
multilinguismo fortalece o cérebro para manter o funcionamento cognitivo”, diz
Chung-Fat-Yim.
A pesquisa sugere que os benefícios cognitivos também
podem ser obtidos mais cedo na vida.
De acordo com um estudo, crianças bilíngues podem, por
exemplo, alternar melhor as tarefas do que falantes monolíngues.
Mais de 100 crianças foram chamadas para classificar
imagens de cores ou animais em um computador. Os pesquisadores concluíram que
as crianças que falavam uma segunda língua (francês, espanhol ou chinês)
alternavam melhor entre as duas categorias, indicando a sua capacidade de
realizar multitarefas.
“Aprender outro idioma é sempre bom”, diz Sorace.
"Isso enriquece o seu mundo do ponto de vista cultural e beneficia o
cérebro."
BBC
News
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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