A educação é de graça na Alemanha, mas em meio à falta de professores e à piora da performance dos estudantes, cada vez mais pais estão optando por escolas privadas, gerando temores de crescimento da desigualdade social.
"Se eu tivesse dinheiro, mandaria minha filha para
uma dessas escolas particulares de crianças ricas, porque é só lá que você pode
comprar sua saída do sistema", diz Luisa.
Ela relata que seus filhos simplesmente não recebiam o
apoio de que necessitavam nas escolas públicas de Berlim, onde os professores
frequentemente estavam de licença médica e quase nenhum aluno falava alemão.
"Havia tantas crianças que precisavam de atenção especial que a professora
focava nisso e pronto, e aí não havia atendimento individual para crianças com
mais talentos", explica.
Luisa encontrou sua própria solução: mandar as filhas
para uma escola católica. "Escolhi a escola [não por razões religiosas],
mas porque tem uma comunidade forte", diz. "É um ambiente muito
gentil e pessoal. Gostei muito." E Luisa consegue pagar as mensalidades: a
escola cobra entre 180 e 360 euros, dependendo da renda dos pais.
Problemas no ensino público
Na quarta maior economia do mundo, muitas escolas estão
em estado precário, com prédios necessitando de reparos ou fechados para obras.
Assim como no resto do país, também nas escolas a digitalização anda devagar:
muitas não têm condições de comprar computadores e nem sempre há Wi-Fi.
Há também uma escassez desesperadora de professores, um
elevado número de atestados médicos e cada vez mais abandonos da profissão
devido à exaustão e às más condições de trabalho. A geração baby boomer de
professores também está se aposentando.
No último relatório do Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (Pisa), encomendado pela Organização para a Cooperação
e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os alunos alemães do nono ano tiveram o
pior desempenho que o país já teve em matemática, ciências e competências de
leitura, o que gerou um grande debate sobre o que está errado no sistema
educacional de um dos países mais admirados justamente pela formação de seus
profissionais.
Muitos alemães colocam a culpa pelo lamentável estado do
sistema educacional do país na imigração. Só as crianças refugiadas ucranianas
somam cerca de 217 mil nas escolas na Alemanha.
O especialista em educação e desigualdade social Marcel
Helbig, do Instituto Leibniz de Trajetórias Educacionais, questiona essa
argumentação. "O desempenho em escolas secundárias nas quais quase não há
crianças migrantes também caiu muito", diz.
E o número de estudantes está crescendo: o órgão federal
de estatísticas afirmou que 830 mil crianças entraram para a escola em 2023, o
número mais elevado em 20 anos.
Divisão precoce das crianças
Para especialistas, o principal problema é a própria
estrutura do sistema escolar. No sistema federalizado da Alemanha, a educação
está sob a responsabilidade dos 16 estados. O resultado é uma colcha de
retalhos de diferentes tipos de escolas.
Cada estado pode regulamentar a educação em seu
território, mas o sistema básico separa as crianças em três tipos de escolas,
após o ensino primário: Hauptschule, para as de menor desempenho acadêmico,
Realschule, para as de desempenho médio, e Gymnasium, para as mais preparadas.
Os métodos de ensino e o tipo de conteúdo variam com o nível da escola.
Em geral, essa separação é feita ao final da quarta
série, quando as crianças têm cerca de 10 anos. A maioria dos jovens que fazem
Hauptschule ou Realschule se formam com cerca de 15 anos e seguem para a
educação profissional. Os que fazem Gymnasium terminam o curso com cerca de 18
anos e fazem o exame alemão para entrar na universidade, o Abitur.
O sistema não é completamente engessado. Dependendo do
desempenho do aluno nos dois primeiros anos do ensino secundário, é possível
conseguir uma transferência para um outro tipo de escola. Mais tarde, quando o
estudante já ingressou na formação profissional, ainda há chances de entrar na
universidade. É preciso passar por um curso preparatório de dois anos para o
ensino superior.
No caso das escolas primárias, da primeira à quarta
série, a grande maioria das crianças frequenta uma escola que fique perto da
sua residência, e é apenas nos centros urbanos que os pais têm a opção de
escolher uma outra escola – ainda que as vagas sejam preferencialmente
destinadas a quem mora nas redondezas.
Por exemplo, muitos acadêmicos que vivem no bairro de
Neukölln, um dos mais pobres e ao mesmo tempo de mais rápida gentrificação de
Berlim, possivelmente não escolheriam a escola local para seus filhos.
Pesquisas mostram que alguns pais em Berlim forneceram endereços falsos para
colocarem os filhos numa escola melhor em outra área.
Mas o que é bom para uma criança não é necessariamente
bom para a sociedade, uma vez que as crianças oriundas de meios socioeconômicos
desfavorecidos acabam sendo, na prática, segregadas em escolas públicas de
bairros mais pobres. Em última análise, isso é mau para a coesão social,
comenta Helbig, apontando para o exemplo de uma cidade da Turíngia com duas
escolas públicas e duas privadas e onde nenhuma criança com antecedentes
migratórios ou cujos pais recebiam assistência social frequentava as escolas
privadas.
"Muitos pais, principalmente aqueles das classes
média e alta, sobretudo acadêmicos, são atraídos pelo modelo das escolas
privadas, mas é realmente difícil dizer se é realmente a pedagogia de uma
determinada escola que eles consideram tão boa ou se não querem que os filhos
frequentem uma escola pública porque nelas há um grande número de crianças
migrantes ou pobres", diz Helbig.
Aumento da desigualdade social?
O número crescente de crianças matriculadas em escolas
privadas gerou temores de que pais ricos e bem instruídos estejam abandonando o
sistema escolar público, de fraco desempenho, e assim alimentando a
desigualdade social.
A proporção de alunos que frequentam escolas particulares
aumentou para quase 10% em 2022/23, quando há 20 anos era de 6%.
O pesquisador Stephan Köppe, professor de política social
na University College Dublin (a principal universidade da Irlanda) e que
pesquisou os sistemas de ensino privado na Alemanha, na Suécia e nos EUA, disse
não haver evidências de que as crianças em escolas privadas tenham um
desempenho melhor do que as das escolas públicas: na Alemanha, esse desempenho
depende sobretudo do contexto socioeconômico, diz.
"O que é preocupante é que isso realmente indica um
descontentamento com o sistema escolar público ou que haja mudanças culturais
até agora não compreendidas", comenta.
O direito de estabelecer uma escola privada é garantido
pela Lei Fundamental (Constituição alemã), com a intenção de proteger a
pluralidade religiosa. "Do ponto de vista democrático, eu não diria que as
escolas privadas deveriam ser proibidas ou abolidas, mas a questão é: deveriam
ser encorajadas?", diz Köppe.
Segundo ele, a Alemanha ainda está muito longe do tipo de
desigualdade encontrada nos sistemas de ensino nos Estados Unidos ou no Reino
Unido. "Há uma ligeira trajetória ascendente, e talvez com o tempo as
escolas privadas poderão gerar mais desigualdades. Mas, no momento, o principal
problema na Alemanha continua sendo o sistema de seleção e diferenciação nas
escolas", diz Köppe.
DW
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Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
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II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
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Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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