sábado, 11 de maio de 2024

A escola rural na Colômbia que sem biblioteca nem internet conseguiu ganhar um prêmio mundial de educação


Esta é a história de um sucesso altamente improvável.

Aconteceu no Huila, a região mais produtora de café da Colômbia, o país que fornece um dos cafés mais ricos e populares do mundo.

Lá, na área de San Francisco, assim como em qualquer outra região rural desse país, ser criança, adolescente e estudar para obter o diploma de ensino médio é uma verdadeira proeza.

De acordo com um estudo recente da Universidade Javeriana, 79,8% das instituições educacionais em áreas rurais colombianas não têm acesso à internet, 18,1% nem mesmo têm fornecimento de energia elétrica, e 61,5% dos estudantes rurais precisam se deslocar a pé até suas escolas, muitas vezes em territórios extensos.

Portanto, não é surpreendente que hoje a Instituição Educativa Montessori, unidade San Francisco, não possua biblioteca nem sala de professores.

O que é extraordinário é que, com os recursos limitados com os quais opera, conseguiu conquistar mais de 30 prêmios nacionais e internacionais por sua abordagem educacional.

E o que é quase milagroso é que recentemente tenha recebido US$50.000 por ganhar o prêmio de melhor escola do mundo em ação ambiental, superando escolas de países como Emirados Árabes, Filipinas, China, Argentina e Canadá.

Este prêmio é o resultado de mais de seis anos de esforços da comunidade educacional, sob o nome de CafeLab, um laboratório inovador inspirado na natureza cafeicultora das famílias de seus 380 alunos.

A BBC Mundo conversou com o diretor do projeto e com uma das alunas para entender como conseguiram transformar seu ambicioso sonho em realidade.

Ramón Majé Floriano tem 39 anos e é professor de matemática e física. Ele começou a trabalhar na localidade (zona rural) de San Francisco em 2017. A primeira coisa que ele percebeu ao chegar foi que a instituição da qual passou a fazer parte, que leva o nome Montessori, não é afiliada e não pratica o famoso método de educação italiano, que atualmente é utilizado principalmente em escolas de classe alta.

"Perguntei e me disseram que não tinha nada a ver com o método e que colocaram esse nome porque era bonito", explica. Em seguida, Ramón conheceu seus alunos dos últimos anos do ensino médio. Eles lhe contaram com muito orgulho que a região, o Huila, é a maior produtora de café do país. De fato, ela manteve essa posição pelo menos até 2022, segundo um relatório da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.

"Aqui no município de Pitalito (onde fica San Francisco), 10.800 famílias vivem do café. O município possui 21 hectares cultivadas com grãos e a produção atinge pouco mais de 220.000 cargas de pergaminho seco por ano", acrescenta. Assim, a maioria dos alunos cresceu em fazendas de café, pertence a famílias dedicadas à colheita do café ou está envolvida em alguma atividade econômica relacionada ao grão de café.

E esse foi o ponto de partida do projeto do professor Ramón, como é chamado na escola. "Comecei a desenvolver um exercício de aprendizado baseado em projetos, pensando que o que é ensinado ao aluno deve ter significado para ele. Não adianta ensinar à criança, por exemplo, o número complexo se ela não o usará em sua vida cotidiana e, portanto, o esquecerá".

O professor e seus alunos começaram então com uma primeira fase de observação, realizaram saídas pedagógicas e focaram em entender as práticas de produção da comunidade. "Foi assim que começamos a descobrir que por trás da produção da xícara de café de alta qualidade existe um impacto ambiental sobre o qual não se fala na Colômbia. Fala-se do melhor café do mundo, mas por trás desse café há um enorme problema de contaminação."

Especificamente, perceberam que em toda a cadeia de produção de café existem cinco tipos de resíduos naturais que, quando descartados, contaminam e alteram o meio ambiente e os ecossistemas nativos. O caule da planta, a casca do fruto chamada de polpa na região, o revestimento gelatinoso da semente chamado de mucílago, a casca que sobra depois de torrar o grão de café e, por fim, o resíduo que fica no fundo da xícara de café.

"Alguém pode dizer que, por serem resíduos naturais e orgânicos, podem ser descartados sem problema para se decompor. No entanto, o problema é que o ecossistema não está preparado para uma alta carga desses resíduos orgânicos. Vinte mil hectares gerando, por exemplo, a polpa (casca) que é altamente ácida, vão alterar a acidez do solo e, portanto, o ecossistema. Além disso, vários resíduos acabam nos riachos e rios da região, contaminando a água".

Alunos com teste experimental de bateria elétrica baseada na casca e mucilagem (substâncias químicas) do fruto do café.

Com o problema identificado, o professor e os estudantes começaram a trabalhar em possíveis soluções. A ideia deles era criar uma relação direta entre a escola e a comunidade, e entre a comunidade e o território. Cada proposta de solução foi tratada como um projeto independente que deveria passar por três etapas: imersão, transferência e comunicação.

"Começamos com a imersão, lendo antecedentes e fazendo trabalhos de campo. Ou seja, vamos até a zona e fazemos pesquisas, entrevistas, medições com sensores, ensinamos aos alunos a programar sensores para medir a qualidade da água, qualidade do ar, pH, do solo, e umidade. Também ensinamos a usar o drone para fazer medições de perímetros."

Mas conseguir os equipamentos e ferramentas mencionados pelo professor não tem sido nada fácil; os poucos que possuem foram adquiridos com muito esforço. "Às vezes as pessoas comentam que talvez tenhamos ganhado os prêmios com sorte, mas não imaginam tudo o que tivemos que fazer. A instituição hoje não tem sala de professores, não tem biblioteca e até oito meses atrás não tinha conexão com a internet."

Ao longo do caminho, participaram de várias feiras de ciências locais, nacionais e internacionais, ganhando 30 prêmios. Essas feiras costumam ser eventos nos quais projetos classificados em diferentes temáticas são apresentados e os melhores são premiados, alguns prêmios incluem reconhecimento e a oportunidade de viajar para a feira, enquanto outros podem ser equipamentos ou recursos econômicos.

Lucía, uma estudante do décimo ano, atualmente com 16 anos, teve a oportunidade de viajar para o Brasil com um colega para representar a escola na Expo Milset, uma feira de ciências. "Viajamos no ano passado para Fortaleza. Competimos com aproximadamente dez países e mais de 30 projetos, e ganhamos o primeiro lugar internacional."

Essa oportunidade também marcou sua primeira viagem de avião e sua primeira saída da Colômbia. "Foi muito impactante, quando me disseram que viajaria, comecei a chorar de emoção, não acreditava porque eu nem mesmo tinha passaporte... Amei o Brasil, agora gostaria de ter a experiência de morar e exportar nosso café para lá."

Hoje em dia, Lucía trabalha em um projeto de sabão feito a partir do resíduo que fica na xícara de café. "Eu quis criar um sabão esfoliante. Pensei nisso, consultei e passei pelas três fases do projeto CaféLab. Depois fiz o protótipo, o design, o teste e a avaliação. Levei um ano tentando até conseguir, porque você tem que trabalhar até atingir a meta; se se propõe, consegue", conta.

Mas essa é apenas uma das várias soluções que foram criadas e aprimoradas ao longo desses quase sete anos de trabalho no laboratório. "Com a polpa (casca), fazemos bebidas aromáticas, vinhos, doces e farinhas. Com o mucílago, estamos gerando energia capaz de acender uma lâmpada. Com o caule da planta, devido à sua alta densidade e resistência, fabricamos móveis. Por exemplo, a sala de matemática onde nos reunimos tem mesas e cadeiras feitas de caules de café", explica o professor Ramón.

Além disso, o projeto adotou uma abordagem de gênero para contribuir na redução da lacuna de desigualdade. "Geralmente diziam: 'Como você é mulher, sirva como secretária' ou 'Como você é mulher, encarregue-se de trazer os materiais', então decidimos virar essa situação de cabeça para baixo e dar espaço para que as mulheres liderem e coordenem os grupos de trabalho".

Por essa razão, estudantes como Lucía têm tido acesso a diversas oportunidades que geralmente não estão disponíveis para mulheres em contextos rurais. "Cada equipe de trabalho tem papéis definidos, mas incentivamos que a líder da equipe seja uma mulher, porque a porcentagem de mulheres que ingressam em carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) é muito baixa", acrescenta.

Lucía, por exemplo, se formará no próximo ano e sonha em fazer parte da Força Aérea para ter uma renda estável e deseja criar seu próprio empreendimento. "Quero me profissionalizar e gerar renda para exportar minha própria marca de café. Gostaria que a fazenda dos meus pais, dos meus avós e da minha família se tornasse um ponto central de café de alta qualidade com consciência ambiental."

Em 3 de novembro de 2023, a escola rural de San Francisco estava cheia de pessoas. Foi a primeira vez que a ministra da Educação da Colômbia visitou, acompanhada por jornalistas de vários veículos locais, nacionais e internacionais. A visita ocorreu porque a plataforma global T4, sediada em Londres, anunciaria os vencedores do prêmio de educação entregue anualmente em quatro categorias diferentes, e a instituição rural estava entre os finalistas.

"Na nossa sede, somos 16 professores, somos poucos, mas estamos fazendo barulho, até internacionalmente", explica o professor Ramón. Ele explica que nesse dia foi anunciado que a Instituição Educativa Montessori, com sede em San Francisco, era a vencedora do prêmio de ação ambiental, superando outros dois finalistas das Filipinas e dos Emirados Árabes.

O prêmio "reconhece e celebra as escolas que desempenham um papel ativo na luta contra a crise climática, por meio da educação de seus alunos e da comunidade em geral, ajudando-os a tomar medidas para proteger seu futuro", conforme explicado pela T4 em seu site.

Desta vez, além do reconhecimento internacional que atraiu a atenção de várias instituições e destacou essa pequena comunidade no sudeste colombiano, a escola recebeu US$50.000 que ajudarão a aprimorar o laboratório.

"Esperamos poder criar três salas especializadas para cada etapa do projeto: um laboratório de ciências, uma oficina de agroindustrialização e um espaço para desenvolver competências de comunicação. Pretendemos usar esses recursos para começar a equipar as salas de aula", explica o professor.

O projeto já possui várias linhas de ação em diferentes temas ambientais, como energias renováveis, materiais, alimentação e recursos agrícolas. Um de seus maiores feitos é ter alterado o currículo de todas as sedes da instituição educacional.

"Agora, não impactamos apenas os 380 alunos desta escola, mas os 3.300 de toda a instituição, e o novo currículo é para ser trabalhado por 126 professores. Todos estamos seguindo as três fases de imersão, transferência e comunicação. É um feito imenso, pois quebrou um paradigma da educação tradicional. Não foi fácil, mas estamos conseguindo", destaca o professor.

O professor e os alunos não permitiram que a precariedade os limitasse. "Estou muito orgulhosa de estudar aqui. Depois de me formar, continuarei vindo à minha escola e espero vê-la tornar-se uma referência para outras escolas. Quero que os alunos cheguem com toda a confiança e digam: 'Sou parte do CaféLab Colômbia, tenho consciência ambiental e estou contribuindo para reduzir a poluição'", conclui Lucía.

BBC News


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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl

 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XV – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVI – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

XVII – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

 

D – OUTROS

XVIII – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.

 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/



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