Esta é a história de um sucesso altamente improvável.
Aconteceu no Huila, a região mais produtora de café da
Colômbia, o país que fornece um dos cafés mais ricos e populares do mundo.
Lá, na área de San Francisco, assim como em qualquer
outra região rural desse país, ser criança, adolescente e estudar para obter o
diploma de ensino médio é uma verdadeira proeza.
De acordo com um estudo recente da Universidade
Javeriana, 79,8% das instituições educacionais em áreas rurais colombianas não
têm acesso à internet, 18,1% nem mesmo têm fornecimento de energia elétrica, e
61,5% dos estudantes rurais precisam se deslocar a pé até suas escolas, muitas
vezes em territórios extensos.
Portanto, não é surpreendente que hoje a Instituição
Educativa Montessori, unidade San Francisco, não possua biblioteca nem sala de
professores.
O que é extraordinário é que, com os recursos limitados
com os quais opera, conseguiu conquistar mais de 30 prêmios nacionais e
internacionais por sua abordagem educacional.
E o que é quase milagroso é que recentemente tenha
recebido US$50.000 por ganhar o prêmio de melhor escola do mundo em ação
ambiental, superando escolas de países como Emirados Árabes, Filipinas, China,
Argentina e Canadá.
Este prêmio é o resultado de mais de seis anos de
esforços da comunidade educacional, sob o nome de CafeLab, um laboratório
inovador inspirado na natureza cafeicultora das famílias de seus 380 alunos.
A BBC Mundo conversou com o diretor do projeto e com uma
das alunas para entender como conseguiram transformar seu ambicioso sonho em
realidade.
Ramón Majé Floriano tem 39 anos e é professor de
matemática e física. Ele começou a trabalhar na localidade (zona rural) de San
Francisco em 2017. A primeira coisa que ele percebeu ao chegar foi que a
instituição da qual passou a fazer parte, que leva o nome Montessori, não é
afiliada e não pratica o famoso método de educação italiano, que atualmente é
utilizado principalmente em escolas de classe alta.
"Perguntei e me disseram que não tinha nada a ver
com o método e que colocaram esse nome porque era bonito", explica. Em
seguida, Ramón conheceu seus alunos dos últimos anos do ensino médio. Eles lhe
contaram com muito orgulho que a região, o Huila, é a maior produtora de café
do país. De fato, ela manteve essa posição pelo menos até 2022, segundo um
relatório da Federação Nacional de Cafeicultores da Colômbia.
"Aqui no município de Pitalito (onde fica San
Francisco), 10.800 famílias vivem do café. O município possui 21 hectares
cultivadas com grãos e a produção atinge pouco mais de 220.000 cargas de
pergaminho seco por ano", acrescenta. Assim, a maioria dos alunos cresceu
em fazendas de café, pertence a famílias dedicadas à colheita do café ou está
envolvida em alguma atividade econômica relacionada ao grão de café.
E esse foi o ponto de partida do projeto do professor
Ramón, como é chamado na escola. "Comecei a desenvolver um exercício de
aprendizado baseado em projetos, pensando que o que é ensinado ao aluno deve
ter significado para ele. Não adianta ensinar à criança, por exemplo, o número
complexo se ela não o usará em sua vida cotidiana e, portanto, o
esquecerá".
O professor e seus alunos começaram então com uma
primeira fase de observação, realizaram saídas pedagógicas e focaram em
entender as práticas de produção da comunidade. "Foi assim que começamos a
descobrir que por trás da produção da xícara de café de alta qualidade existe
um impacto ambiental sobre o qual não se fala na Colômbia. Fala-se do melhor
café do mundo, mas por trás desse café há um enorme problema de
contaminação."
Especificamente, perceberam que em toda a cadeia de
produção de café existem cinco tipos de resíduos naturais que, quando
descartados, contaminam e alteram o meio ambiente e os ecossistemas nativos. O
caule da planta, a casca do fruto chamada de polpa na região, o revestimento
gelatinoso da semente chamado de mucílago, a casca que sobra depois de torrar o
grão de café e, por fim, o resíduo que fica no fundo da xícara de café.
"Alguém pode dizer que, por serem resíduos naturais
e orgânicos, podem ser descartados sem problema para se decompor. No entanto, o
problema é que o ecossistema não está preparado para uma alta carga desses
resíduos orgânicos. Vinte mil hectares gerando, por exemplo, a polpa (casca)
que é altamente ácida, vão alterar a acidez do solo e, portanto, o ecossistema.
Além disso, vários resíduos acabam nos riachos e rios da região, contaminando a
água".
Alunos com teste experimental de bateria elétrica baseada
na casca e mucilagem (substâncias químicas) do fruto do café.
Com o problema identificado, o professor e os estudantes
começaram a trabalhar em possíveis soluções. A ideia deles era criar uma
relação direta entre a escola e a comunidade, e entre a comunidade e o
território. Cada proposta de solução foi tratada como um projeto independente
que deveria passar por três etapas: imersão, transferência e comunicação.
"Começamos com a imersão, lendo antecedentes e
fazendo trabalhos de campo. Ou seja, vamos até a zona e fazemos pesquisas,
entrevistas, medições com sensores, ensinamos aos alunos a programar sensores
para medir a qualidade da água, qualidade do ar, pH, do solo, e umidade. Também
ensinamos a usar o drone para fazer medições de perímetros."
Mas conseguir os equipamentos e ferramentas mencionados
pelo professor não tem sido nada fácil; os poucos que possuem foram adquiridos
com muito esforço. "Às vezes as pessoas comentam que talvez tenhamos
ganhado os prêmios com sorte, mas não imaginam tudo o que tivemos que fazer. A
instituição hoje não tem sala de professores, não tem biblioteca e até oito
meses atrás não tinha conexão com a internet."
Ao longo do caminho, participaram de várias feiras de
ciências locais, nacionais e internacionais, ganhando 30 prêmios. Essas feiras
costumam ser eventos nos quais projetos classificados em diferentes temáticas
são apresentados e os melhores são premiados, alguns prêmios incluem
reconhecimento e a oportunidade de viajar para a feira, enquanto outros podem
ser equipamentos ou recursos econômicos.
Lucía, uma estudante do décimo ano, atualmente com 16
anos, teve a oportunidade de viajar para o Brasil com um colega para
representar a escola na Expo Milset, uma feira de ciências. "Viajamos no
ano passado para Fortaleza. Competimos com aproximadamente dez países e mais de
30 projetos, e ganhamos o primeiro lugar internacional."
Essa oportunidade também marcou sua primeira viagem de
avião e sua primeira saída da Colômbia. "Foi muito impactante, quando me
disseram que viajaria, comecei a chorar de emoção, não acreditava porque eu nem
mesmo tinha passaporte... Amei o Brasil, agora gostaria de ter a experiência de
morar e exportar nosso café para lá."
Hoje em dia, Lucía trabalha em um projeto de sabão feito
a partir do resíduo que fica na xícara de café. "Eu quis criar um sabão
esfoliante. Pensei nisso, consultei e passei pelas três fases do projeto
CaféLab. Depois fiz o protótipo, o design, o teste e a avaliação. Levei um ano
tentando até conseguir, porque você tem que trabalhar até atingir a meta; se se
propõe, consegue", conta.
Mas essa é apenas uma das várias soluções que foram
criadas e aprimoradas ao longo desses quase sete anos de trabalho no
laboratório. "Com a polpa (casca), fazemos bebidas aromáticas, vinhos,
doces e farinhas. Com o mucílago, estamos gerando energia capaz de acender uma
lâmpada. Com o caule da planta, devido à sua alta densidade e resistência,
fabricamos móveis. Por exemplo, a sala de matemática onde nos reunimos tem
mesas e cadeiras feitas de caules de café", explica o professor Ramón.
Além disso, o projeto adotou uma abordagem de gênero para
contribuir na redução da lacuna de desigualdade. "Geralmente diziam: 'Como
você é mulher, sirva como secretária' ou 'Como você é mulher, encarregue-se de
trazer os materiais', então decidimos virar essa situação de cabeça para baixo
e dar espaço para que as mulheres liderem e coordenem os grupos de
trabalho".
Por essa razão, estudantes como Lucía têm tido acesso a
diversas oportunidades que geralmente não estão disponíveis para mulheres em
contextos rurais. "Cada equipe de trabalho tem papéis definidos, mas
incentivamos que a líder da equipe seja uma mulher, porque a porcentagem de
mulheres que ingressam em carreiras STEM (ciência, tecnologia, engenharia e
matemática) é muito baixa", acrescenta.
Lucía, por exemplo, se formará no próximo ano e sonha em
fazer parte da Força Aérea para ter uma renda estável e deseja criar seu
próprio empreendimento. "Quero me profissionalizar e gerar renda para
exportar minha própria marca de café. Gostaria que a fazenda dos meus pais, dos
meus avós e da minha família se tornasse um ponto central de café de alta
qualidade com consciência ambiental."
Em 3 de novembro de 2023, a escola rural de San Francisco
estava cheia de pessoas. Foi a primeira vez que a ministra da Educação da
Colômbia visitou, acompanhada por jornalistas de vários veículos locais,
nacionais e internacionais. A visita ocorreu porque a plataforma global T4,
sediada em Londres, anunciaria os vencedores do prêmio de educação entregue
anualmente em quatro categorias diferentes, e a instituição rural estava entre
os finalistas.
"Na nossa sede, somos 16 professores, somos poucos,
mas estamos fazendo barulho, até internacionalmente", explica o professor
Ramón. Ele explica que nesse dia foi anunciado que a Instituição Educativa
Montessori, com sede em San Francisco, era a vencedora do prêmio de ação
ambiental, superando outros dois finalistas das Filipinas e dos Emirados
Árabes.
O prêmio "reconhece e celebra as escolas que
desempenham um papel ativo na luta contra a crise climática, por meio da
educação de seus alunos e da comunidade em geral, ajudando-os a tomar medidas
para proteger seu futuro", conforme explicado pela T4 em seu site.
Desta vez, além do reconhecimento internacional que
atraiu a atenção de várias instituições e destacou essa pequena comunidade no
sudeste colombiano, a escola recebeu US$50.000 que ajudarão a aprimorar o
laboratório.
"Esperamos poder criar três salas especializadas
para cada etapa do projeto: um laboratório de ciências, uma oficina de
agroindustrialização e um espaço para desenvolver competências de comunicação.
Pretendemos usar esses recursos para começar a equipar as salas de aula",
explica o professor.
O projeto já possui várias linhas de ação em diferentes
temas ambientais, como energias renováveis, materiais, alimentação e recursos
agrícolas. Um de seus maiores feitos é ter alterado o currículo de todas as
sedes da instituição educacional.
"Agora, não impactamos apenas os 380 alunos desta
escola, mas os 3.300 de toda a instituição, e o novo currículo é para ser
trabalhado por 126 professores. Todos estamos seguindo as três fases de
imersão, transferência e comunicação. É um feito imenso, pois quebrou um
paradigma da educação tradicional. Não foi fácil, mas estamos
conseguindo", destaca o professor.
O professor e os alunos não permitiram que a precariedade
os limitasse. "Estou muito orgulhosa de estudar aqui. Depois de me formar,
continuarei vindo à minha escola e espero vê-la tornar-se uma referência para
outras escolas. Quero que os alunos cheguem com toda a confiança e digam: 'Sou
parte do CaféLab Colômbia, tenho consciência ambiental e estou contribuindo
para reduzir a poluição'", conclui Lucía.
BBC News
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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