Em tempos de tecnologia onipresente, uma das
perguntas que mais inquietam pais, educadores e profissionais da saúde é:
afinal, as telas ajudam ou atrapalham o desenvolvimento das crianças? A
resposta, embora complexa, precisa ser construída com base em evidências
científicas, observação cuidadosa e, sobretudo, sensibilidade humana. Este
artigo tem como objetivo oferecer um olhar equilibrado, inspirador e
motivacional sobre esse tema, valorizando não apenas os dados, mas também o
afeto e a criatividade na relação entre adultos e crianças.
Nas últimas décadas, a neurociência tem avançado significativamente em
sua compreensão sobre como o cérebro infantil se desenvolve. Sabemos, por
exemplo, que os primeiros anos de vida são marcados por uma intensa formação de
conexões neurais, chamadas sinapses, que se fortalecem conforme a criança
interage com o mundo ao seu redor. Essa interação precisa ser rica em estímulos
sensoriais, sociais e motores - ou seja, precisa de movimento, toque, olhar,
escuta e afeto. Quando uma criança passa horas diante de uma tela, ela perde a
oportunidade de explorar o mundo real com todos os seus sentidos, o que pode
comprometer o desenvolvimento integral de funções cognitivas, emocionais e
sociais.
Estudos realizados pela Universidade de Harvard e pela Universidade de
Stanford mostram que a exposição excessiva às telas pode afetar negativamente a
atenção, a memória de trabalho, o sono e até o comportamento das crianças. Uma
pesquisa de 2019, publicada no JAMA Pediatrics, revelou que crianças de
2 a 5 anos que passam mais de uma hora por dia em frente às telas têm maior
probabilidade de apresentar atrasos em habilidades linguísticas e sociais. Isso
não significa que todas as telas são vilãs, mas sim que o uso sem mediação e
sem propósito pode gerar impactos importantes. A chave está na qualidade, na
intencionalidade e no tempo de exposição.
Para tornar essa reflexão mais concreta, vale mencionar a experiência do
dramaturgo e educador Antônio Carlos dos Santos, que criou a peça teatral “Telas,
só com saúde” (veja clicando aqui).
Nela, por meio de uma linguagem lúdica, divertida e acessível, crianças e
adultos são convidados a refletir sobre o uso consciente das tecnologias. A
peça é um convite à autorregulação, ao equilíbrio e ao diálogo intergeracional.
Em que pese alinhavar questões que afligem os dias atuais, “Telas? Só com
saúde!” recorre à filosofia clássica, à Sócrates e ao Mito da Caverna para
enfatizar o quanto a educação pode assegurar o uso sustentável das tecnologias
contemporâneas.
Santos desenvolveu também o método TBMB – Teatro de Bonecos Mané
Beiçudo, uma metodologia que tem sido aplicada em escolas e organizações
para trabalhar desde temas delicados com crianças, como o uso de telas e o bullying,
até complexos arranjos organizacionais. Com bonecos artesanais e linguagem
teatral popular, a metodologia aproxima o conteúdo das emoções, despertando a
atenção de crianças e adultos e promovendo aprendizagens duradouras. Estudos de
campo realizados em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais
mostraram que crianças que participaram das oficinas com os bonecos
desenvolveram maior consciência crítica sobre o tempo de uso de telas e
demonstraram mais interesse por atividades físicas e de leitura.
Outro recurso educacional criado por Antônio Carlos dos Santos é o método MAT –
Mindset, Ação e Teatro. Com ele, pais, educadores e crianças são convidados
a representar situações do cotidiano com base em histórias reais. Por meio da
dramatização, é possível desenvolver habilidades socioemocionais, como empatia,
escuta ativa, autorregulação e resolução de conflitos. Em um dos exercícios do
MAT, por exemplo, uma criança interpreta o papel de um videogame que quer
brincar o tempo todo, enquanto outra faz o papel de uma criança que precisa
dormir, estudar e conversar com os pais. Ao final da cena, todos discutem sobre
a importância dos limites e do tempo para cada coisa.
Já o método ThM – Theater Movement reforça a importância do corpo
como instrumento de aprendizagem. Em um mundo cada vez mais sedentário, onde
crianças passam horas imóveis diante de tablets e smartphones, ThM propõe um
retorno ao movimento criativo, à expressão corporal e à consciência sensorial.
Em oficinas com crianças pequenas, movimentos inspirados em personagens das
telas são transformados em danças e jogos corporais, o que ajuda a integrar
corpo e mente de forma divertida e saudável. A neurociência já comprovou que o
movimento físico estimula funções cognitivas superiores, como atenção, memória
e raciocínio lógico.
É importante lembrar que, quando falamos em telas, estamos falando
também de vínculos familiares. Uma criança que assiste a um desenho com os
pais, conversa sobre o enredo e relaciona aquilo à sua vida está fazendo um uso
enriquecedor da tecnologia. Já uma criança deixada sozinha por horas, com uma
tela como babá eletrônica, está sendo privada de interações essenciais. O
segredo está na mediação. Segundo o relatório de 2020 da American Academy of
Pediatrics, o ideal é que crianças pequenas tenham menos de uma hora diária
de tela, sempre com a presença de um adulto que oriente, explique e interaja.
Portanto, telas podem sim ajudar no desenvolvimento das crianças — desde
que sejam bem utilizadas. Há aplicativos educativos, jogos que estimulam o
raciocínio lógico e vídeos que ensinam línguas, ciência ou música. Mas tudo
isso precisa estar dentro de um projeto pedagógico mais amplo, que envolva o
brincar, o contato com a natureza, o convívio familiar e escolar, o silêncio e
o sono de qualidade. Nenhuma tecnologia substitui o olho no olho, o toque de um
abraço, o cheiro do livro novo ou o som da gargalhada durante uma brincadeira
no quintal.
A missão de pais e educadores não é demonizar as telas, mas sim ensinar
as crianças a usá-las com consciência. É prepará-las para o mundo digital sem
perder de vista o que nos torna humanos: a empatia, o movimento, o afeto e a
curiosidade pelo real. Como diz o próprio Antônio Carlos dos Santos, “a melhor
tecnologia ainda é o amor — e esse precisa de tempo, presença e escuta”.
Assim, que possamos nos inspirar em práticas pedagógicas criativas, em
estudos científicos confiáveis e em metodologias que valorizem a infância em
sua totalidade. E que cada adulto que ama uma criança possa se perguntar: estou
oferecendo telas... ou presença? Porque, no fim, o que mais forma o cérebro e o
coração de uma criança é a qualidade do tempo vivido com quem cuida dela. E
isso nenhuma tela pode substituir.
Acesse os livros de Antônio Carlos dos Santos na amazon.com ou na amazon.com.br
Clique aqui.
https://www.amazon.com/author/antoniosantos
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
![]() |
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
![]() |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
![]() |
Clique aqui para saber mais. |
![]() |
Click here to learn more. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
XV – Collection “Folk legends play with numbers”
Book 1: Saci plays with numbers
Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers
Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction
Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens
Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens
Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication
Book 8: Romãozinho plays with division
Book 9: Caipora plays with geometry
Book 10: Cairara plays with measurements
XVI – Coleção Planeta Criança
Livro 1 – O meu planeta
Livro 2 – Os meus oceanos
Livro 3 – A minha floresta
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XVII – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVIII – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
IX – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais
D – OUTROS
XX – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
https://www.amazon.com/author/antonio santos
antoniocarlosescritor1@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário