Poucos nomes na história da educação têm o peso e a influência de Jean Piaget. O psicólogo e epistemólogo suíço revolucionou a forma como compreendemos o desenvolvimento cognitivo das crianças, ao demonstrar que elas não são meros receptores passivos de informações, mas sim construtoras ativas de conhecimento. O que talvez poucos saibam é o quanto suas ideias dialogam profundamente com as artes, especialmente com o teatro. Este artigo propõe uma jornada inspiradora por essas conexões, mostrando como os princípios piagetianos podem ser aplicados com potência no universo teatral, especialmente na educação infantil, oferecendo aos pais, professores e artistas caminhos novos para transformar a aprendizagem em experiência viva, afetiva e criativa.
Segundo Piaget, a criança passa por estágios de desenvolvimento
cognitivo que vão do sensório-motor ao formal, cada qual com estruturas mentais
específicas e formas de compreender o mundo. Esses estágios não são rígidos,
mas dinâmicos, construídos a partir da interação entre a criança e o ambiente.
É nesse ponto que o teatro se apresenta como ferramenta educativa ideal, pois
oferece um espaço seguro, lúdico e simbólico para a criança explorar papéis,
sentimentos e situações que ajudam na assimilação e acomodação de novas
informações. Brincar de faz de conta, por exemplo, é mais que uma brincadeira:
é uma poderosa forma de reorganização cognitiva, como demonstram estudos
recentes da Universidade de Harvard e da Universidade de São Paulo sobre teatro
e cognição.
No jogo teatral, a criança experimenta a perspectiva do outro, amplia o
vocabulário emocional e fortalece sua capacidade de simbolização. Piaget falava
da importância da linguagem simbólica como uma das maiores conquistas do
estágio pré-operatório. Quando a criança encena um personagem, ela está
elaborando significados, reorganizando experiências e criando estruturas
mentais mais complexas. Um exemplo prático: ao representar um médico, a criança
compreende papéis sociais, desenvolve empatia e amplia seu repertório
linguístico e afetivo. Não é por acaso que escolas inovadoras ao redor do
mundo, como a Reggio Emilia, na Itália, e o Projeto Zero, nos Estados Unidos,
têm incorporado o teatro ao currículo como linguagem essencial de expressão e
construção de conhecimento.
O educador e escritor Antônio Carlos dos Santos, grande defensor da
pedagogia afetiva e do teatro na infância, reforça essa ponte entre Piaget e a
cena. Em sua vasta produção de literatura infantil e nas metodologias que criou
— como o TBMB (Teatro de Bonecos Mané Beiçudo), o MAT (Mindset, Ação e Teatro)
e o ThM (Theater Movement) — ele demonstra como o teatro pode ser não apenas
arte, mas também ciência do desenvolvimento humano. No TBMB, por exemplo, os
bonecos são personagens que representam conflitos cotidianos, convidando a
criança a refletir sobre valores, emoções e soluções. As histórias são escritas
com base nas etapas do desenvolvimento cognitivo descritas por Piaget,
respeitando o nível de compreensão e simbolização de cada faixa etária.
O MAT, por sua vez, é uma metodologia que une o mindset positivo, a ação
concreta e o teatro como processo formativo. Ela permite que a criança transite
entre a imaginação e a realidade, elaborando conceitos complexos a partir da
vivência corporal e emocional. Essa vivência ativa está totalmente alinhada à
ideia piagetiana de que a aprendizagem acontece pela ação — “saber é fazer para
compreender”. Quando uma criança atua, ela não está apenas decorando falas, mas
internalizando conceitos, ressignificando vivências e desenvolvendo funções
executivas essenciais, como memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e autorregulação.
Já o ThM (Theater Movement) tem como foco o movimento expressivo como
forma de cognição. Através do corpo em ação, a criança dá sentido ao mundo.
Piaget reconhecia a importância do desenvolvimento motor como base para o
desenvolvimento cognitivo. ThM atualiza essa compreensão ao mostrar que o corpo
é linguagem e pensamento em movimento. Em apresentações infantis inspiradas
nesta abordagem, vemos crianças resolvendo problemas espaciais, criando
narrativas corporais e expressando emoções complexas sem uma única palavra —
tudo isso de forma espontânea, prazerosa e profundamente educativa.
Além do aspecto cognitivo, o teatro também fortalece o desenvolvimento
socioemocional, outra área cada vez mais valorizada na educação contemporânea.
A Universidade de Yale, por meio do Yale Center for Emotional Intelligence,
destaca a importância de metodologias ativas que promovam empatia,
autoconhecimento e habilidades sociais. O teatro oferece esse território
afetivo, onde o erro não é punido, mas integrado ao processo; onde cada um pode
ser escutado e valorizado; e onde a diversidade de pontos de vista é celebrada.
Isso está profundamente alinhado à ética piagetiana, que via na cooperação e na
justiça as bases do desenvolvimento moral da criança.
É interessante notar como, ao longo da história, muitos educadores e
artistas compreenderam intuitivamente essa conexão. Maria Clara Machado,
fundadora do teatro infantil brasileiro moderno, dizia que o palco era uma sala
de aula do coração. Augusto Boal, criador do Teatro do Oprimido, sempre
destacou o poder do teatro como ferramenta de transformação. Ambos, sem saber,
dialogavam com Piaget ao afirmar que a criança não aprende apenas com os olhos
e os ouvidos, mas com todo o seu ser: corpo, emoção, imaginação e razão.
Pais e educadores podem aproveitar essas conexões no cotidiano.
Organizar pequenas dramatizações em casa ou na escola, ler histórias com
entonação e expressividade, criar fantoches com materiais recicláveis e
incentivar o faz de conta são práticas simples, acessíveis e extremamente
eficazes. A literatura infantil de Antônio Carlos dos Santos é um excelente
ponto de partida, suas obras combinam narrativa envolvente com conteúdo
psicológico e pedagógico, promovendo o desenvolvimento integral da criança.
A pedagogia de Jean Piaget e o teatro se entrelaçam de maneira profunda,
oferecendo aos adultos que educam a oportunidade de ver a infância com novos olhos.
Uma infância que não é apenas preparação para o futuro, mas um presente rico,
complexo e cheio de possibilidades. O teatro, ao dar forma à imaginação e à
emoção da criança, é uma ponte para o conhecimento verdadeiro — aquele que se
constrói com o corpo, com o afeto e com a experiência.
Que saibamos, então, como pais, professores e artistas, valorizar essas
conexões. Porque, como diria Piaget, “a principal meta da educação é criar
pessoas capazes de fazer coisas novas, e não simplesmente repetir o que as
gerações anteriores fizeram”. E o teatro, quando integrado ao desenvolvimento
infantil, nos dá exatamente essa possibilidade: formar seres humanos criativos,
sensíveis, cooperativos — e profundamente humanos.
Acesse os livros de Antônio Carlos dos Santos na amazon.com ou na amazon.com.br
Clique aqui.
https://www.amazon.com/author/antoniosantos
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui |
![]() |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
![]() |
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
![]() |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
![]() |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
![]() |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
![]() |
Clique aqui para saber mais. |
![]() |
Click here to learn more. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
![]() |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
XV – Collection “Folk legends play with numbers”
Book 1: Saci plays with numbers
Book 2: The Werewolf plays with decimal numbers
Book 3: The Headless Mule plays with addition Book 4: Yara plays with subtraction
Book 5: Cobra Honorato plays with additions of tens
Book 6 : Cuca plays with subtractions from tens
Book 7: O Negrinho shepherd plays with multiplication
Book 8: Romãozinho plays with division
Book 9: Caipora plays with geometry
Book 10: Cairara plays with measurements
XVI – Coleção Planeta Criança
Livro 1 – O meu planeta
Livro 2 – Os meus oceanos
Livro 3 – A minha floresta
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XVII – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVIII – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
IX – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
Livro 7: Mindset, Ação e Teatro - MAT: a nova estratégia do sucesso profissional: teoria e 370 exercícios, jogos e laboratórios teatrais
D – OUTROS
XX – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
https://www.amazon.com/author/antonio santos
antoniocarlosescritor1@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário