O que indica o Centers of Disease Control and Prevention (CDC), órgão dos Estados Unidos que trabalha na proteção da saúde e prevenção de doenças?
Há muitas dúvidas sobre as etapas de desenvolvimento
infantil. Com qual idade a criança deve começar a falar? E andar? E bater
palmas? Por mais que cada criança seja única, há marcos que são esperados de
acordo com cada faixa etária. Os cuidadores, portanto, precisam observar de
perto os sinais de desenvolvimento dos pequenos para detectar e remediar
dificuldades motoras, cognitivas ou linguísticas o quanto antes.
Pensando em ajudar nessa missão, a Sociedade Brasileira
de Pediatria (SBP), em conjunto com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP),
lançou uma cartilha elencando os principais marcos do desenvolvimento infantil
dos 2 meses aos 5 anos. O documento foi feito pelo Centers of Disease Control
and Prevention (CDC, órgão dos Estados Unidos que trabalha na proteção da saúde
e prevenção de doenças) e traduzido por pediatras brasileiros.
Para o pediatra Flávio Melo, membro do Departamento
Científico de Pediatria Ambulatorial da SPP, uma das principais funções da
cartilha é servir como fonte de informações confiáveis sobre o tema. “Há muitos
mitos envolvendo as fases de desenvolvimento infantil. Por isso, oferecer um
conteúdo como esse, feito a partir de evidências científicas atualizadas, é
essencial”, pontua.
Caso os cuidadores percebam que a criança não atingiu um
dos marcos da cartilha, é importante buscar um médico, seja de família ou o
pediatra. “A cartilha funciona como uma espécie de triagem geral. A partir
dela, podem ser descobertas questões específicas que exigem atenção e cuidados
próprios”, explica.
Vídeo relacionado: "Queremos ajudar as crianças a
serem o mais felizes possível!"— Conheça o projeto que transformou a vida
de várias crianças e pais! (SIC)
Além disso, o documento dá dicas de atividades simples
que os familiares podem fazer para ajudar no desenvolvimento das crianças de
acordo com a sua faixa etária. Um exemplo, é conversar, cantar e ler para o
bebê.
Confira, a seguir, os principais marcos de
desenvolvimento por faixa etária elencados na cartilha. Para acessar o conteúdo
completo, clique aqui [ https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_24327e-Cartilha_de_Desenvolvimento-2m-5anos_compressed.pdf
] .
Aos 2
meses
Marcos sociais e emocionais:
Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo;
Olha para seu rosto;
Parece feliz em vê-lo quando você anda até ele;
Sorri quando você fala ou sorri para ele.
Marcos de linguagem e comunicação
Emite outros sons diferentes de chorar;
Reage a sons altos.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Te observa enquanto você se move;
Olha para um brinquedo por vários segundos.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Mantém a cabeça erguida quando está de bruços;
Move os dois braços e as duas pernas;
Abre as mãos brevemente.
Aos 4
meses
Marcos sociais e emocionais
Sorri sozinho para chamar sua atenção;
Ri (ainda não uma risada completa) quando você tenta
fazê-lo rir;
Olha para você, se move ou faz sons para obter ou manter
sua atenção.
Marcos de linguagem e comunicação
Faz sons quando você fala com ele;
Faz sons como “oooo”, “aahh”;
Vira a cabeça para o som de sua voz.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas);
Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a
mamadeira;
Olha para suas mãos com interesse.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Mantém a cabeça firme sem apoio quando você está
segurando-o;
Segura um brinquedo quando você coloca na mão dele;
Usa os braços para balançar brinquedos;
Traz as mãos para a boca;
Empurra o tronco para cima apoiado nos
cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo.
Aos 6 meses
Marcos sociais e emocionais
Reconhece pessoas familiares;
Gosta de se olhar no espelho;
Dá risadas;
Marcos de linguagem e comunicação
Se reveza fazendo sons com você;
Sopra “saliva” coloca a língua para fora e sopra;
Faz barulhos agudos como “gritinhos”;
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Coloca coisas na boca dele para explorá-las;
Alcança para pegar um brinquedo que ele quer;
Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida;
Marcos de movimento e desenvolvimento Físico
Vira de supino para prono (de barriga para cima para
barriga para baixo);
Empurra o seu corpo com braços esticados quando deitado
em prono (barriga para baixo);
Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado;
Aos 9
meses
Marcos sociais e emocionais
É tímido, pegajoso ou temeroso perto de estranhos;
Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste,
irritado e surpreso;
Olha quando você o chama pelo nome;
Reage quando você sai (olha, estende a mão para você ou
chora);
Sorri ou ri quando você joga “escondeu-achou”;
Marcos de linguagem e comunicação
Faz sons diferentes como “mamamama” e “babababa”;
Levanta os braços para ser pego;
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Procura objetos quando jogados fora de vista (como sua
colher ou brinquedo);
Bate duas coisas juntos;
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Chega a uma posição sentada sozinho;
Move as coisas de uma mão para a outra;
Usa os dedos para “angariar” comida para si mesmo;
Senta-se sem suporte;
Aos 12
meses
Marcos sociais e emocionais
Joga com você, como parceiro de jogo.
Marcos de linguagem e comunicação
Acena “adeus”, “tchau”;
Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial;
Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você
diz isso).
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Coloca algo em um recipiente, como um bloco em um copo;
Procura coisas que ele vê você esconder, como um
brinquedo debaixo de um cobertor;
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Puxa para cima para ficar em pé;
Caminha, segurando nos móveis;
Bebe de um copo sem tampa, enquanto você o segura;
Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como
pequenos pedaços de comida.
Como proteger os bebês do calor? Veja dicas e cuidados
Aos 15
meses
Marcos sociais e emocionais
Imita outras crianças enquanto brinca, como tirar
brinquedos de um recipiente quando outra criança o faz;
Mostra-lhe um objeto que ele gosta;
Bate palmas quando animado;
Abraça a boneca de pelúcia ou outro brinquedo;
Mostra afeto (abraços ou beijos);
Marcos de linguagem e comunicação
Tenta dizer uma ou duas palavras além de “mama” ou
“dada”, como “bo” para bola ou “auau” para cachorro;
Olha para um objeto familiar quando você o nomeia;
Segue instruções dadas com um gesto e palavras. Por
exemplo, ele te dá um brinquedo quando você estende a mão e diz: “Dê-me o
brinquedo.”
Aponta para pedir algo ou para obter ajuda.
Marcos cognitivos (aprendizado, afinamento,
resolução de problemas)
Tenta usar as coisas da maneira correta, como um
telefone, copo ou livro;
Empilha pelo menos dois pequenos objetos, como blocos.
Marcos de movimento e desenvolvimento Físico
Dá alguns passos por conta própria;
Usa os dedos para se alimentar com um pouco de comida.
Aos 18
meses
Marcos sociais e emocionais
Afasta-se de você, mas procura ter certeza de que você
está por perto;
Aponta para mostrar algo interessante;
Estende as mãos para você lavá-las;
Olha para algumas páginas em um livro com você;
Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga
ou levantando o pé.
Marcos de linguagem e comunicação
Tenta dizer três ou mais palavras além de “mamãe” ou
“papá”;
Segue instruções sem gestos, como dar-lhe o brinquedo
quando você diz, “Dê-me”.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Copia você fazendo tarefas, como varrer com uma vassoura;
Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como
empurrar um carro de brinquedo.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada;
Rabisca;
Bebe em um copo sem tampa e pode derramar às vezes;
Alimenta-se com os dedos;
Tenta usar uma colher;
Sobe dentro e fora de um sofá ou cadeira sem ajuda.
Aos 2
anos
Marcos sociais e emocionais
Nota quando os outros estão magoados ou chateados, como
parar ou parecer triste quando alguém está chorando;
Olha para o seu rosto para ver como reagir em uma nova
situação.
Marcos de linguagem e comunicação
Aponta para as coisas em um livro quando você pergunta,
como “Onde está o urso?”;
Diz pelo menos duas palavras juntas, como “mais mamar”;
Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você
pede a ele para mostrar-lhe;
Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como
mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Segura algo em uma mão enquanto usa a outra mão; por
exemplo, segurando um recipiente e tirando a tampa;
Tenta usar interruptores, botões ou botões em um
brinquedo;
Brinca com mais de um brinquedo ao mesmo tempo, como
colocar comida de brinquedo em um prato de brinquedo.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Chuta uma bola;
Corre;
Sobe (não escala) até algumas escadas com ou sem ajuda;
Come com uma colher.
Aos 30 meses
Marcos sociais e emocionais
Brinca ao lado de outras crianças e às vezes brinca com
elas;
Mostra o que ela pode fazer dizendo: “Olhe para mim!”;
Segue rotinas simples quando solicitado, como ajudar a
pegar brinquedos quando você diz: “É hora de guardar”.
Marcos de linguagem e comunicação
Fala cerca de 50 palavras;
Diz duas ou mais palavras, com uma palavra de ação, como
“Corre cachorro!”;
Nomeia coisas em um livro quando você aponta e pergunta:
“O que é isso?”;
Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós”
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Usa coisas para fingir, como alimentar uma boneca com um
bloco como se fosse comida;
Mostra habilidades simples de resolução de problemas,
como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo;
Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo
no chão e feche a porta.”;
Mostra que ele sabe pelo menos uma cor, como apontar para
um lápis vermelho quando você pergunta: “Qual é vermelho?”.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou
abrir tampas;
Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma
jaqueta aberta;
Pula do chão com os dois pés;
Vira páginas de livros, uma de cada vez, quando você lê
para ela.
Aos 3
anos
Marcos sociais e emocionais
Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo
entregue na creche;
Observa outras crianças e se junta a elas para brincar.
Marcos de linguagem e comunicação
Conversa com você usando pelo menos duas trocas de turno;
Pergunta “quem”, “o quê”, “onde” ou “por quê”, como “Onde
está a mamãe/papai?”
Diz que ação está acontecendo em uma imagem ou livro
quando perguntado, como “correr”, “comer” ou “jogar”;
Diz o primeiro nome, quando perguntado;
Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na
maioria das vezes.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Desenha um círculo, quando você mostra a ele como;
Evita tocar objetos quentes, como um fogão, quando você o
avisa.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Alinhava ítens juntos, como contas grandes ou macarrões;
Veste algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma
jaqueta;
Usa um garfo.
Aos 4
anos
Marcos sociais e emocionais
Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói,
cachorro);
Pede para brincar com crianças se ninguém estiver por
perto, como “Posso brincar com Alex?”;
Conforta os outros que estão feridos ou tristes, como
abraçar um amigo chorando;
Evita o perigo, como não pular de alturas altas no
playgroundo;
Gosta de ser um “ajudante”;
Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de
culto, biblioteca, playground).
Marcos de linguagem e comunicação
Diz frases com quatro ou mais palavras;
Diz algumas palavras de uma canção, história ou rima
infantil;
Fala sobre pelo menos uma coisa que aconteceu durante o
seu dia, como “Eu joguei futebol”.
Responde perguntas simples como “Para que é um casaco?”
ou “Para que é um lápis?”.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Nomeia algumas cores de objetos;
Conta o que vem a seguir em uma história bem conhecida;
Desenha uma pessoa com três ou mais partes do corpo.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Pega uma bola grande na maior parte do tempo;
Serve a si mesmo comida ou água, com supervisão de
adultos;
Desabotoa alguns botões;
Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no
punho).
Aos 5
anos
Marcos sociais e emocionais
Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças;
Canta, dança ou atua para você;
Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou
limpar a mesa depois de comer.
Marcos de linguagem e comunicação
Conta uma história que ouviu ou inventou com pelo menos
dois eventos. Por exemplo, um gato ficou preso em uma árvore e um bombeiro o
salvou;
Responde perguntas simples sobre um livro ou história
depois de lê-lo ou contá-lo a ele;
Mantém uma conversa com mais de três trocas de
ideias/turnos;
Usa ou reconhece rimas simples.
Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver
problemas)
Conta até 10;
Nomeia alguns números entre 1 e 5 quando você aponta para
eles;
Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”, “amanhã”,
“manhã” ou “noite”;
Presta atenção durante 5 a 10 minutos durante as
atividades. Por exemplo, durante o tempo da história ou fazendo artes e
artesanato (o tempo de tela não conta);
Escreve algumas letras do seu nome;
Nomeia algumas letras quando você aponta para elas.
Marcos de movimento e desenvolvimento físico
Abotoa alguns botões;
Pula em um pé.
O Estado de S. Paulo
- - -
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui |
Para saber mais sobre o livro, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui.
No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui.
Clique aqui para acessar os livros em inglês. |
-----------
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. |
Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. |
Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. |
Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui. |
Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui. |
Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. |
Clique aqui para saber mais. |
Click here to learn more. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
Para saber mais, clique aqui. |
As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário