sábado, 18 de maio de 2024

Com qual idade a criança deve começar a falar? E andar? E bater palmas?


O que indica o Centers of Disease Control and Prevention (CDC), órgão dos Estados Unidos que trabalha na proteção da saúde e prevenção de doenças?

Há muitas dúvidas sobre as etapas de desenvolvimento infantil. Com qual idade a criança deve começar a falar? E andar? E bater palmas? Por mais que cada criança seja única, há marcos que são esperados de acordo com cada faixa etária. Os cuidadores, portanto, precisam observar de perto os sinais de desenvolvimento dos pequenos para detectar e remediar dificuldades motoras, cognitivas ou linguísticas o quanto antes.

Pensando em ajudar nessa missão, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em conjunto com a Sociedade Paraibana de Pediatria (SPP), lançou uma cartilha elencando os principais marcos do desenvolvimento infantil dos 2 meses aos 5 anos. O documento foi feito pelo Centers of Disease Control and Prevention (CDC, órgão dos Estados Unidos que trabalha na proteção da saúde e prevenção de doenças) e traduzido por pediatras brasileiros.

Para o pediatra Flávio Melo, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SPP, uma das principais funções da cartilha é servir como fonte de informações confiáveis sobre o tema. “Há muitos mitos envolvendo as fases de desenvolvimento infantil. Por isso, oferecer um conteúdo como esse, feito a partir de evidências científicas atualizadas, é essencial”, pontua.

Caso os cuidadores percebam que a criança não atingiu um dos marcos da cartilha, é importante buscar um médico, seja de família ou o pediatra. “A cartilha funciona como uma espécie de triagem geral. A partir dela, podem ser descobertas questões específicas que exigem atenção e cuidados próprios”, explica.

Vídeo relacionado: "Queremos ajudar as crianças a serem o mais felizes possível!"— Conheça o projeto que transformou a vida de várias crianças e pais! (SIC)

Além disso, o documento dá dicas de atividades simples que os familiares podem fazer para ajudar no desenvolvimento das crianças de acordo com a sua faixa etária. Um exemplo, é conversar, cantar e ler para o bebê.

Confira, a seguir, os principais marcos de desenvolvimento por faixa etária elencados na cartilha. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui [ https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_24327e-Cartilha_de_Desenvolvimento-2m-5anos_compressed.pdf ] .

Aos 2 meses

Marcos sociais e emocionais:

Acalma-se ao conversar ou pegá-lo no colo;

Olha para seu rosto;

Parece feliz em vê-lo quando você anda até ele;

Sorri quando você fala ou sorri para ele.

Marcos de linguagem e comunicação

Emite outros sons diferentes de chorar;

Reage a sons altos.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Te observa enquanto você se move;

Olha para um brinquedo por vários segundos.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Mantém a cabeça erguida quando está de bruços;

Move os dois braços e as duas pernas;

Abre as mãos brevemente.

Aos 4 meses

Marcos sociais e emocionais

Sorri sozinho para chamar sua atenção;

Ri (ainda não uma risada completa) quando você tenta fazê-lo rir;

Olha para você, se move ou faz sons para obter ou manter sua atenção.

Marcos de linguagem e comunicação

Faz sons quando você fala com ele;

Faz sons como “oooo”, “aahh”;

Vira a cabeça para o som de sua voz.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas);

Se estiver com fome, abre a boca quando vê a mama ou a mamadeira;

Olha para suas mãos com interesse.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Mantém a cabeça firme sem apoio quando você está segurando-o;

Segura um brinquedo quando você coloca na mão dele;

Usa os braços para balançar brinquedos;

Traz as mãos para a boca;

Empurra o tronco para cima apoiado nos cotovelos/antebraços quando deitado de barriga para baixo.

Aos 6 meses

Marcos sociais e emocionais

Reconhece pessoas familiares;

Gosta de se olhar no espelho;

Dá risadas;

Marcos de linguagem e comunicação

Se reveza fazendo sons com você;

Sopra “saliva” coloca a língua para fora e sopra;

Faz barulhos agudos como “gritinhos”;

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Coloca coisas na boca dele para explorá-las;

Alcança para pegar um brinquedo que ele quer;

Fecha os lábios para mostrar que não quer mais comida;

Marcos de movimento e desenvolvimento Físico

Vira de supino para prono (de barriga para cima para barriga para baixo);

Empurra o seu corpo com braços esticados quando deitado em prono (barriga para baixo);

Apoia-se nas mãos para se sustentar quando sentado;

Aos 9 meses

Marcos sociais e emocionais

É tímido, pegajoso ou temeroso perto de estranhos;

Mostra várias expressões faciais, como feliz, triste, irritado e surpreso;

Olha quando você o chama pelo nome;

Reage quando você sai (olha, estende a mão para você ou chora);

Sorri ou ri quando você joga “escondeu-achou”;

Marcos de linguagem e comunicação

Faz sons diferentes como “mamamama” e “babababa”;

Levanta os braços para ser pego;

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Procura objetos quando jogados fora de vista (como sua colher ou brinquedo);

Bate duas coisas juntos;

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Chega a uma posição sentada sozinho;

Move as coisas de uma mão para a outra;

Usa os dedos para “angariar” comida para si mesmo;

Senta-se sem suporte;

Aos 12 meses

Marcos sociais e emocionais

Joga com você, como parceiro de jogo.

Marcos de linguagem e comunicação

Acena “adeus”, “tchau”;

Chama “mamã” ou “papá” ou outro nome especial;

Entende “não” (faz uma pausa breve ou pára quando você diz isso).

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Coloca algo em um recipiente, como um bloco em um copo;

Procura coisas que ele vê você esconder, como um brinquedo debaixo de um cobertor;

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Puxa para cima para ficar em pé;

Caminha, segurando nos móveis;

Bebe de um copo sem tampa, enquanto você o segura;

Pega as coisas entre o polegar e o indicador, como pequenos pedaços de comida.

Como proteger os bebês do calor? Veja dicas e cuidados

Aos 15 meses

Marcos sociais e emocionais

Imita outras crianças enquanto brinca, como tirar brinquedos de um recipiente quando outra criança o faz;

Mostra-lhe um objeto que ele gosta;

Bate palmas quando animado;

Abraça a boneca de pelúcia ou outro brinquedo;

Mostra afeto (abraços ou beijos);

Marcos de linguagem e comunicação

Tenta dizer uma ou duas palavras além de “mama” ou “dada”, como “bo” para bola ou “auau” para cachorro;

Olha para um objeto familiar quando você o nomeia;

Segue instruções dadas com um gesto e palavras. Por exemplo, ele te dá um brinquedo quando você estende a mão e diz: “Dê-me o brinquedo.”

Aponta para pedir algo ou para obter ajuda.

Marcos cognitivos (aprendizado, afinamento, resolução de problemas)

Tenta usar as coisas da maneira correta, como um telefone, copo ou livro;

Empilha pelo menos dois pequenos objetos, como blocos.

Marcos de movimento e desenvolvimento Físico

Dá alguns passos por conta própria;

Usa os dedos para se alimentar com um pouco de comida.

Aos 18 meses

Marcos sociais e emocionais

Afasta-se de você, mas procura ter certeza de que você está por perto;

Aponta para mostrar algo interessante;

Estende as mãos para você lavá-las;

Olha para algumas páginas em um livro com você;

Ajuda você a vesti-lo empurrando o braço através da manga ou levantando o pé.

Marcos de linguagem e comunicação

Tenta dizer três ou mais palavras além de “mamãe” ou “papá”;

Segue instruções sem gestos, como dar-lhe o brinquedo quando você diz, “Dê-me”.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Copia você fazendo tarefas, como varrer com uma vassoura;

Brinca com brinquedos de uma maneira simples, como empurrar um carro de brinquedo.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Caminha sem se segurar em ninguém ou em nada;

Rabisca;

Bebe em um copo sem tampa e pode derramar às vezes;

Alimenta-se com os dedos;

Tenta usar uma colher;

Sobe dentro e fora de um sofá ou cadeira sem ajuda.

Aos 2 anos

Marcos sociais e emocionais

Nota quando os outros estão magoados ou chateados, como parar ou parecer triste quando alguém está chorando;

Olha para o seu rosto para ver como reagir em uma nova situação.

Marcos de linguagem e comunicação

Aponta para as coisas em um livro quando você pergunta, como “Onde está o urso?”;

Diz pelo menos duas palavras juntas, como “mais mamar”;

Aponta para pelo menos duas partes do corpo quando você pede a ele para mostrar-lhe;

Usa mais gestos do que apenas acenar e apontar, como mandar um beijo ou acenar sim com a cabeça.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Segura algo em uma mão enquanto usa a outra mão; por exemplo, segurando um recipiente e tirando a tampa;

Tenta usar interruptores, botões ou botões em um brinquedo;

Brinca com mais de um brinquedo ao mesmo tempo, como colocar comida de brinquedo em um prato de brinquedo.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Chuta uma bola;

Corre;

Sobe (não escala) até algumas escadas com ou sem ajuda;

Come com uma colher.

Aos 30 meses

Marcos sociais e emocionais

Brinca ao lado de outras crianças e às vezes brinca com elas;

Mostra o que ela pode fazer dizendo: “Olhe para mim!”;

Segue rotinas simples quando solicitado, como ajudar a pegar brinquedos quando você diz: “É hora de guardar”.

Marcos de linguagem e comunicação

Fala cerca de 50 palavras;

Diz duas ou mais palavras, com uma palavra de ação, como “Corre cachorro!”;

Nomeia coisas em um livro quando você aponta e pergunta: “O que é isso?”;

Diz palavras como “eu”, “você” ou “nós”

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Usa coisas para fingir, como alimentar uma boneca com um bloco como se fosse comida;

Mostra habilidades simples de resolução de problemas, como ficar em pé em um banquinho para alcançar algo;

Segue instruções de duas etapas como “Coloque o brinquedo no chão e feche a porta.”;

Mostra que ele sabe pelo menos uma cor, como apontar para um lápis vermelho quando você pergunta: “Qual é vermelho?”.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Usa as mãos para torcer coisas, como virar maçanetas ou abrir tampas;

Tira algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta aberta;

Pula do chão com os dois pés;

Vira páginas de livros, uma de cada vez, quando você lê para ela.

Aos 3 anos

Marcos sociais e emocionais

Acalma-se dentro de 10 minutos depois de deixá-lo entregue na creche;

Observa outras crianças e se junta a elas para brincar.

Marcos de linguagem e comunicação

Conversa com você usando pelo menos duas trocas de turno;

Pergunta “quem”, “o quê”, “onde” ou “por quê”, como “Onde está a mamãe/papai?”

Diz que ação está acontecendo em uma imagem ou livro quando perguntado, como “correr”, “comer” ou “jogar”;

Diz o primeiro nome, quando perguntado;

Fala bem o suficiente para que os outros entendam, na maioria das vezes.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Desenha um círculo, quando você mostra a ele como;

Evita tocar objetos quentes, como um fogão, quando você o avisa.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Alinhava ítens juntos, como contas grandes ou macarrões;

Veste algumas roupas sozinho, como calças soltas ou uma jaqueta;

Usa um garfo.

Aos 4 anos

Marcos sociais e emocionais

Finge ser um personagem ao brincar (professor, super-herói, cachorro);

Pede para brincar com crianças se ninguém estiver por perto, como “Posso brincar com Alex?”;

Conforta os outros que estão feridos ou tristes, como abraçar um amigo chorando;

Evita o perigo, como não pular de alturas altas no playgroundo;

Gosta de ser um “ajudante”;

Muda o comportamento baseado em onde ele está (local de culto, biblioteca, playground).

Marcos de linguagem e comunicação

Diz frases com quatro ou mais palavras;

Diz algumas palavras de uma canção, história ou rima infantil;

Fala sobre pelo menos uma coisa que aconteceu durante o seu dia, como “Eu joguei futebol”.

Responde perguntas simples como “Para que é um casaco?” ou “Para que é um lápis?”.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Nomeia algumas cores de objetos;

Conta o que vem a seguir em uma história bem conhecida;

Desenha uma pessoa com três ou mais partes do corpo.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Pega uma bola grande na maior parte do tempo;

Serve a si mesmo comida ou água, com supervisão de adultos;

Desabotoa alguns botões;

Segura lápis ou lápis entre os dedos e o polegar (não no punho).

Aos 5 anos

Marcos sociais e emocionais

Segue regras ou se reveza ao brincar com outras crianças;

Canta, dança ou atua para você;

Faz tarefas simples em casa, como combinar meias ou limpar a mesa depois de comer.

Marcos de linguagem e comunicação

Conta uma história que ouviu ou inventou com pelo menos dois eventos. Por exemplo, um gato ficou preso em uma árvore e um bombeiro o salvou;

Responde perguntas simples sobre um livro ou história depois de lê-lo ou contá-lo a ele;

Mantém uma conversa com mais de três trocas de ideias/turnos;

Usa ou reconhece rimas simples.

Marcos cognitivos (aprender, pensar, resolver problemas)

Conta até 10;

Nomeia alguns números entre 1 e 5 quando você aponta para eles;

Usa palavras sobre o tempo, como “ontem”, “amanhã”, “manhã” ou “noite”;

Presta atenção durante 5 a 10 minutos durante as atividades. Por exemplo, durante o tempo da história ou fazendo artes e artesanato (o tempo de tela não conta);

Escreve algumas letras do seu nome;

Nomeia algumas letras quando você aponta para elas.

Marcos de movimento e desenvolvimento físico

Abotoa alguns botões;

Pula em um pé.

O Estado de S. Paulo


 - - -



Para saber mais, clique aqui.


Para saber mais sobre o livro, clique aqui


Para saber mais sobre o livro, clique aqui.



Para saber mais, clique aqui.


No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia” e acesse os 24 livros da coleção. Ou clique aqui

O autor:

No mecanismo de busca do site amazon.com.br, digite "Antônio Carlos dos Santos" e acesse dezenas de obras do autor. Ou clique aqui


Clique aqui para acessar os livros em inglês



-----------



Para saber mais, clique aqui. 


Para saber mais, clique aqui.


Coleção Greco-romana com 4 livros; saiba aqui. 





Coleção Educação e Democracia com 4 livros, saiba aqui. 



Coleção Educação e História com 4 livros, saiba mais. 


Para saber sobre a Coleção do Ratinho Lélis, clique aqui.






Para saber sobre a "Coleção Cidadania para crianças", clique aqui.





Para saber sobre esta Coleção, clique aqui. 




Clique aqui para saber mais. 




Click here to learn more.



Para saber mais, clique aqui




Para saber mais, clique aqui. 





Para saber mais, clique aqui. 










Para saber mais, clique aqui.


As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:

 

A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:

Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade

Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama

Livro 3. O vovô vai ao médico

Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas

Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros

Livro 6. Bichinhos felizes

Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão

Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia

Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia

Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia

 

I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O coronel e o juízo final

Livro 2. A noite do terror

Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro 

Livro 4. Cobra Honorato

Livro 5. A Mula sem cabeça

Livro 6. Iara, a mãe d’água

Livro 7. Caipora

Livro 8. O Negrinho Pastoreiro

Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo

Livro 10. Saci Pererê

 

II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. Não é melhor saber dividir?

Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra

Livro 3. A cigarra e as formiguinhas

Livro 4. A lebre e a tartaruga

Livro 5. O galo e a raposa

Livro 6. Todas as cores são legais

Livro 7. Verde que te quero verde

Livro 8. Como é bom ser diferente

Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim

Livro 10. Quem vai querer a nova escola

 

III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa

Livro 2. Carrossel azul

Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém

Livro 4. O dia em que o mundo apagou

 

IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):

Livro 1. Todo dia é dia de independência

Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra

Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente

Livro 4. Todo dia é dia de índio

 

V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):

Livro 1. O mito de Sísifo

Livro 2. O mito de Midas

Livro 3. A Caixa de Pandora

Livro 4. O mito de Édipo.

 

VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor

Livro 1: Planejar

Livro 2: Organizar

Livro 3: Estudar

Livro 4: Exercitar

Livro 5: Leitura

Livro 6: Cultura

Livro 7: Meditar

Livro 8: Interagir

Livro 9: Fazer amigos

Livro 10: Respeito e motivação.

 

VII – Coleção Cidadania para crianças

Direitos das crianças

Livro 1: Gratidão, a lei do universo

Livro 2: A honestidade vale a pena

Livro 3: O anjinho que semeava tolerância

Livro 4: O menino que disse não ao bullying

Livro 5: Toda criança tem direitos

Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar

Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo

Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças

Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal

Livro 10: A união faz a força

Sustentabilidade ambiental

Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água

Livro 12: A preservação do meio ambiente

Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente

Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir

Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente

Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem

Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente

Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz

Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição

Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena

Democracia, liberdades e constituição

O ratinho Lélis explica:

Livro 21: O que é democracia?

Livro 22: O que são eleições

Livro 23: O que é política?

Livro 24: O que são partidos políticos?

Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?

Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?

Livro 27: Redes sociais e democracia?

Livro 28: Minorias e democracia?

Livro 29: O que é abuso do poder econômico?

Livro 30: O que é demagogia?

Livro 31: O que é ética?

 

VIII – Coleção Mundo contemporâneo

Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades

Livro 2: O puma explica trabalho e renda

Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global

Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas

Livro 5: O bicho-preguiça e a migração

Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia

Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal

Livro 8: A harpia confronta o racismo

Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade

Livro 10: O boto exige democracia e cidadania

 

IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia

Livro 1: Boitatá

Livro 2: O boto

Livro 3: O caipora

Livro 4: O cairara

Livro 5: A cidade encantada

Livro 6: O curupira

Livro 7: A galinha grande

Livro 8: O guaraná

Livro 9: Iara, a mãe d’água

Livro 10: O lobisomem

Livro 11: A mandioca

Livro 12: A princesa do lago

Livro 13: Saci-Pererê

Livro 14: O uirapuru

Livro 15: O velho da praia

Livro 16: O velho e o bacurau

Livro 17: A vitória-régia

Livro 18: O açaí

Livro 19: As amazonas

Livro 20: Mapinguari

Livro 21: Matinta Perera

Livro 22: Muiraquitã

Livro 23: O rio Amazonas

Livro 24: Anhangá

 

X – Coleção Filosofia para crianças

Livro 1: O que é filosofia?

Livro 2: A filosofia do amor

Livro 3: O aviãozinho feliz

Livro 4: O trenzinho feliz

Livro 5: A lagartinha feliz

Livro 6: A borboletinha feliz

Livro 7: O encontro com Pitágoras

Livro 8: A vida em um pinguinho de água

Livro 9: O pequeno ponto azul

Livro 10: Gentileza, o mel da vida

 

XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças

Livro 1: Panda Zen e a menina azeda

Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor

Livro 3: Panda Zen e as mudanças

Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras

Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante

Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta

Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras

Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó

Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados

Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz

Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas

Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação

Livro 13: Panda Zen e o mais importante

Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano

Livro 15: Panda Zen e a indecisão

Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume

Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade

Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão

Livro 19: Panda Zen e o trabalho

Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade

 

XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar

Livro 1: O segredo da felicidade

Livro 2: A gentileza pode tudo

Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre

Livro 4: O pequeno cachorro zen

Livro 5: O pequeno gato zen

Livro 6: O pequeno panda zen

Livro 7: O pequeno sapo zen

Livro 8: É melhor pensar antes de falar

Livro 9: Os desafios são necessários

Livro 10: A paz é a base de tudo

 

XIII – Amazon collection: the green paradise

Book 1 - The amazon rainforest

Book 2 - The jaguar (A onça pintada)

Book 3 - Macaw (Arara-canindé)

Book 4 - Golden Lion Tamarin

Book 5 - The button (O boto)

Book 6 - Frogs

Book 7 - Heron (Garça-real)

Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)

Book 9 - Jacaretinga

Book 10 - Harpy

Book 11 - Tapir (Anta)

Book 12 - Snakes

Book 13 - Puma

Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)

Book 15 - Toucan (Tucano-toco)

Book 16 - Amazonian Caburé

Book 17 - Pisces

Book 18 - White-faced spider monkey

Book 19 - Irara

Book 20 - Red macaw

Book 21 - Otter (Ariranha)

 

XIV – The cutest pets on the planet collection

Book 1 - Black Eyes, the panda bear

Book 2 - The happy kitten

Book 3 - The aquarium fish

Book 4 - Doggy, man's best friend

Book 5 - The feneco

Book 6 - The rabbit

Book 7 - The chinchilla

Book 8 - The Greenland Seal

Book 9 - The dolphin

Book 10 - The owl

 

B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS

XV – ThM-Theater Movement:

Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro

Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia

Livro 3. Amor de elefante

Livro 4. Gravata vermelha

Livro 5. Santa Dica de Goiás

Livro 6. Quando o homem engole a lua

Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski

Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos

Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement

Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios

Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei

Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina

Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi

Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo

Livro 15: Irena Sendler, minha Irena

Livro 16: O juiz, a comédia

Livro 17: A comédia do mundo perfeito

Livro 18: O dia do abutre

Livro 19: A chibata

Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle

Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil

 

XVI – Shakespeare & accountability

Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça

Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações 

Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare

Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações

Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações

Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare

 

C - PLANEJAMENTO

XVII – Planejamento estratégico e administração

Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico

Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia

Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública

Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão

Livro 5: As máximas do empreendedor

Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh

 

D – OUTROS

XVIII – A pena e o amor como espada

Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance

Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem

Livro 3: Sobre flores e amores – poemas

Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia

Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente

Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto

Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas

 

Sobre o autor

Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:

©Planejamento Estratégico Quasar K+;

©ThM – Theater Movement; e

©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.

 

Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:

1.   Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/

2.   Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/

3.   Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/

4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que o Brasil precisa fazer para ser uma “Finlândia” em educação

  Embaixadora da Finlância, Johanna Karanko, falou sobre como seu país alcança uma das melhores educações do mundo e sobre interesses de n...