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Recentemente ele mencionou que seus filhos não tiveram
permissão para ter seus próprios smartphones até completarem 14 anos.
Gates explicou que em casa é proibido o uso de telefones
à mesa, embora seja permitido usá-los para tarefas escolares ou para estudar.
Celular para crianças definitivamente é um assunto muito importante.
Atualmente os filhos de Bill Gates têm 27, 24 e 21 anos,
todos já ultrapassaram a idade mínima (de acordo com a sua ideologia) para ter
um telefone próprio. O também filantropo, que estabeleceu a Fundação Bill e
Melinda Gates em 2000, afirma que entre muitas das razões pelas quais há essa
restrição com seus filhos está a saúde mental e física, principalmente no uso
antes do sono.
Ainda assim os filhos de Gates estão sujeitos à proibição
de ter qualquer produto da Apple em casa, o que se deve à longa rivalidade
entre Gates e o fundador da Apple, Steve Jobs. Mesmo sendo um nome de
referência no mundo da tecnologia, e por mais que isso soe contraditório, é
realmente necessário que haja um limite para que crianças e adolescentes tenham
o seu primeiro smartphone, ou que façam um uso moderado do aparelho.
Avaliação de especialistas sobre celular para
crianças
Quando os adolescente chegam ao ensino médio, a pressão
dos colegas pode se tornar intensa e os pais temem que seus filhos se sintam
isolados se outros colegas tiverem celulares e eles não. De acordo com a Common
Sense Media, 42% das crianças têm telefone aos 10 anos. Aos 12 anos, são 71%.
Aos 14 anos, ultrapassam os 90%.
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Max Stossel, fundador e CEO do Social Awakening, um grupo
que promove o uso saudável da tecnologia e das redes sociais, recomenda que os
pais mantenham a regra de dar smartphones às crianças até pelo menos a oitava
série ou o adotado nono ano brasileiro.
Uma estratégia para evitar os perigos e o vício em
smartphones, observa Stossel, é colocá-los em um telefone que não pode ser
usado para redes sociais, jogos ou navegação na web. Um Gabb Phone, por
exemplo, pode ser utilizado apenas para chamadas e mensagens de texto. Ele
também possui câmera, calendário, rádio FM e GPS, permitindo aos pais monitorar
onde seus filhos estão. No aparelho não há loja de aplicativos, mensagens
multimídia ou textos em grupo.
Grupos de conscientização também existem para chamar
atenção a esse cenário. O chamado Wait Until 8th tem como objetivo ajudar
outros pais de uma comunidade escolar a se unirem, comprometendo-se a não dar
smartphones aos filhos até que eles alcancem o nono ano. Os pais que aderem a
este compromisso são colocados em contato uns com os outros para apoio mútuo,
uma ajuda tanto para os filhos quanto aos próprios pais.
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que
bebês evitem o uso de telas e ainda destaca que, de acordo com especialistas, o
tempo permitido para crianças interagirem com esses dispositivos deve ser
ajustado à idade, sempre com supervisão. Essas são as recomendações de
exposição à tela e uso do celular por parte de crianças e adolescentes:
- Para crianças com menos de 2 anos: evitar qualquer
contato com telas ou videogames;
- Para crianças de 2 a 5 anos: limitar o tempo de tela a
no máximo uma hora por dia;
- Para crianças de 6 a 10 anos: permitir entre uma e duas
horas de tela por dia;
- Para adolescentes de 11 a 18 anos: permitir entre duas
e três horas de tela por dia.
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Importância do controle parental
Os próprios smartphones também permitem aos pais o uso
dos controles do telefone para estabelecer limites. Dave Anderson, PhD e
psicólogo clínico do Child Mind Institute, observa que as empresas de telefonia
celular avançaram bastante nessa área nos últimos dois anos. Isso significa que
os pais podem definir restrições sobre quais aplicativos podem ser baixados nos
telefones.
Os celulares permitem não apenas limitar os aplicativos
aos quais as crianças têm acesso, mas também controlar os tipos de filmes e
programas de TV que elas podem assistir. Também é possível definir limites de
tempo para jogos, entretenimento e mídias sociais, e monitorar o que estão
fazendo durante o tempo de tela.
As redes sociais e a Internet não filtrada são
consideradas os aspectos potencialmente mais perigosos. Stossel menciona um
colega que, ao falar com grupos de alunos, pedia a um voluntário para mostrar
como burlar o firewall da escola. Sempre que isso era feito, um aluno conseguia
facilmente, explicando quais aplicativos usar para acessar sites bloqueados.
Uma recomendação é o uso da ferramenta de controle
parental Bark para Android e iOS, que monitora a atividade das crianças em
redes sociais, YouTube, e-mails e mensagens de texto. Ele identifica sinais de
conteúdo prejudicial, como material sexual, ameaças de violência, depressão,
ideação suicida e bullying. Os pais recebem alertas por e-mail e mensagem de
texto se houver algo preocupante na atividade online da criança. Além disso,
pode ser utilizado para definir limites de tempo de tela e bloquear sites específicos.
Aspectos que influenciam o momento de dar o
celular aos filhos
O psicólogo clínico Dr. Jerry Bubrick, que também faz
parte do Child Mind Institute, sugere que a decisão de quando dar um telefone a
uma criança não deve ser baseada apenas na idade, mas também na maturidade
social e na compreensão da criança sobre a tecnologia. Aqui estão algumas
perguntas que ele propõe para os pais ponderarem:
- O seu filho tem o hábito de perder coisas,
especialmente as de alto valor? Se algo for muito importante, eles vão cuidar
bem disso ou esquecerão em algum lugar, como um ônibus, após alguns dias?
- O seu filho sabe gerenciar dinheiro? Eles estariam
jogando e fariam compras por impulso, como adquirir mais dívidas, sem levar em
conta o custo?
- O seu filho é capaz de entender dicas sociais? Se eles
têm dificuldade nisso, essa dificuldade pode ser ampliada em mensagens de texto
e postagens em redes sociais.
- O seu filho tem conhecimento sobre tecnologia? Eles
compreendem que futuros empregadores e comitês de admissão universitária podem
ver o que eles postam agora?
- O seu filho respeita os limites de tempo de tela? Se
eles estão sempre presos ao computador ou ao console de jogos, provavelmente
terão dificuldade em desligar o telefone.
A página PBS For Parents também trouxe uma lista de
perguntas como sugestão que podem ser consideradas antes de dar o primeiro
telefone a um filho. Dá só uma olhada:
Quão autônomos são seus filhos?
Seus filhos necessitam de um meio de contato por razões
de segurança ou sociais?
Quão responsáveis são seus filhos?
Eles são capazes de entender e respeitar os limites de
minutos de chamadas e downloads de aplicativos?
Você confia que eles não enviarão mensagens de texto
durante a aula, não incomodarão outras pessoas com suas conversas e usarão as
funções de texto, foto e vídeo de forma responsável (sem constranger ou
assediar outras pessoas)?
Eles realmente precisam de um smartphone que também seja
seu dispositivo de música, um reprodutor portátil de filmes e jogos e um portal
para a Internet?
Eles precisam de um dispositivo que forneça informações
de localização para seus amigos – e talvez para alguns estranhos – como alguns
dos novos aplicativos permitem?
Você está preparado para lidar com todas as despesas dos
novos planos de dados? (E mantenha a calma quando eles anunciarem que o novo
smartphone caiu no banheiro…)
Impacto do smartphone na saúde da criança
As habilidades cognitivas são essenciais para o
desenvolvimento saudável de um indivíduo, permitindo que ele aproveite as
oportunidades da vida. Essas habilidades incluem pensar, compreender, criar,
expressar-se verbalmente, fazer associações e entender a lógica dedutiva.
A infância é um período crucial para o desenvolvimento
dessas habilidades, pois o cérebro está em constante maturação, passando por
transformações e estabelecendo novas conexões neuronais. Uma criança que cresce
em um ambiente rico em estímulos tem mais chances de alcançar um excelente
desenvolvimento cognitivo.
A tecnologia, através de jogos e vídeos educativos, pode
ser um recurso valioso quando usado de maneira complementar. No entanto, ela
não deve substituir as experiências reais. Crianças e adolescentes precisam de
interação social e estímulos ambientais para um desenvolvimento adequado.
Essa constante estimulação proporcionada pelos celulares
pode ser particularmente distrativa para crianças com TDAH, um problema que é
bastante observado atualmente (inclusive em adultos também). O Dr. Anderson
explica que os telefones são projetados para serem altamente envolventes. Se
não é um e-mail, é uma atualização nas redes sociais, ou uma olhada rápida nas
notícias, ou até mesmo conferir os resultados esportivos.
Crianças com TDAH enfrentam mais dificuldade em resistir
a esses estímulos e em manter o foco em atividades que são menos envolventes,
mas mais importantes, como os deveres de casa ou as conversas durante as
refeições.
Sua impulsividade também pode levá-las a compartilhar
algo que possam vir a se arrepender mais tarde. Em um mundo onde tudo o que é
postado fica registrado no ciberespaço, elas correm o risco de cometer erros
com consequências a longo prazo.
Como reduzir o tempo de tela para crianças
Confira a seguir algumas dicas para que crianças e
adolescentes evitem cada vez mais o tempo que utilizam celulares:
Mais tempo em família: Reserve momentos para estar com
seu filho. Almoços e jantares em família fortalecem vínculos, promovem diálogo,
incentivam hábitos alimentares saudáveis e proporcionam experiências sociais
valiosas. A interação precoce dos pais é fundamental para um relacionamento
saudável no futuro. Estabeleça esse vínculo desde cedo para poder conversar
sobre diversos temas em todas as fases da vida, incluindo a adolescência.
Estabeleça limites e horários: Com já foi abordado, é
importante que as crianças compreendam os limites do uso de dispositivos com
telas. Isso não só as orienta para escolhas de entretenimento mais saudáveis,
mas também promove responsabilidade e comprometimento. Crie regras claras, como
permitir o uso do celular apenas das 18h às 19h, após as tarefas escolares.
Além disso, desligar os dispositivos no quarto da criança duas horas antes de
dormir favorece uma rotina de sono adequada.
Explore brincadeiras tradicionais: Com a prevalência da
tecnologia, as crianças podem acabar escolhendo apenas atividades relacionadas
às telas. Apresente brincadeiras antigas e divertidas, como amarelinha, bolinha
de gude, queimada e esconde-esconde, incentivando a diversificação de
atividades. Por exemplo, é essencial alertar sobre os desconhecidos nas redes
sociais e os possíveis perigos de desafios online.
Utilize bloqueadores de conteúdo e supervisão: Prevenir é
sempre importante. Mesmo que confie no acesso do seu filho, ativar o modo
infantil nos dispositivos pode reduzir riscos. Além disso, o uso das telas deve
ser supervisionado, com orientações sobre os perigos online. Embora a
tecnologia seja benéfica para aprendizado, o uso excessivo pode prejudicar o
desenvolvimento infantil. Equilíbrio é a chave para garantir um ambiente
saudável e estimulante para as crianças.
Dê o Exemplo: Os adultos devem praticar o que pregam. Se
quer reduzir o uso excessivo de telas, comece em casa. Ao invés de pegar o
celular para redes sociais, escolha atividades mais saudáveis, como ler um
livro, jogar jogos de tabuleiro, cozinhar, entre outros.
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As obras do autor que o leitor encontra nas livrarias amazon.com.br:
A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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