Em escolas dinamarquesas, crianças de 2 a 6 anos são ensinadas ao ar livre |
Um popular modelo de ensino da Dinamarca tem a floresta como sala de aula.
Não por acaso chamadas de jardins de infância florestais,
essas escolas tiram as crianças do ambiente fechado e as levam para aprender
por meio de brincadeiras e experiências ao ar livre.
A primeira reação de quem se depara com o sistema é, com
frequência, o espanto. Isso porque nele crianças de 2 a 6 anos são pouco
supervisionadas, podem escalar árvores altas, manuseiam facas afiadas, lidam
com animais, ficam próximas a fogueiras e dormem sob o frio às vezes congelante
do inverno dinamarquês.
"Lembro-me de ter visto uma criança no topo da
árvore, chamei um pedagogo e disse: 'tem uma criança lá em cima'; e ele
respondeu: 'sim, tem sim'. Chocada, eu questionei: 'mas ela pode cair!'; 'Sim',
disse o pedagogo, 'pode, mas geralmente não cai'", descreve Jane
Williams-Siegfredsen no livro Understanding the Danish Forest School Approach
(Compreendendo a abordagem da escola florestal dinamarquesa, em tradução
livre).
Mais de duas décadas depois do primeiro contato, Jane
hoje advoca pela disseminação do modelo e faz treinamentos em diversos países,
como Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Portugal.
"Vinda de uma cultura de superproteção e de
constante preocupação de que as crianças corram riscos, aquilo parecia
assustador", explica Jane à BBC Brasil. "É uma surpresa perceber o
quão confiantes e competentes as crianças são ao ar livre."
Desde os anos 1950
O modelo surgiu na década de 1950 em Copenhague, capital
da Dinamarca. Hoje há escolas do tipo em todo o país.
Não há estatísticas oficiais nacionais. Mas só a capital
abriga em seus arredores 91 delas, de um total de 3.975 instituições. São cerca
de 4 mil alunos, num universo de 20 mil, segundo dados da prefeitura.
Nos jardins de infância florestais, as crianças brincam,
exploram a área verde, observam insetos, cuidam de animais como coelhos,
constroem estruturas de madeira, cantam, escutam histórias, dormem em cabanas
abertas e cozinham sobre fogueiras, além de aprenderem sobre matemática,
biologia e outras disciplinas com a ajuda de objetos naturais ou observação do
ambiente.
As estruturas das escolas podem variar. Há aquelas que
funcionam exclusivamente dentro de florestas, as que levam as crianças em
ônibus para passarem dia na natureza e as que dividem suas atividades entre
dentro e fora de sala, embora com foco na atividade ao ar livre. Costumam
funcionar de 7h às 17h, com turmas entre 10 e 20 crianças, supervisionadas por
entre dois e quatro pedagogos.
"(Os jardins de infância florestais) reafirmam a
importância da brincadeira como forma de aprendizado, engajam a criança no
contato com a natureza, despertam empatia, inclusive de animais, desenvolvem
habilidades motoras e sociais. Quando adultas, elas serão capazes de gerenciar
situações de insegurança e desafiadoras com mais facilidade", afirma Iben
Dissing Sandahl, professora e psicoterapeuta não ligada a nenhuma escola ou
instituição, autora do livro The Danish Way of Parenting (A maneira dinamarquesa
de educar, em tradução livre), que será lançado no Brasil.
"Ao proteger a criança de todos os riscos e
acidentes naturais, não as permitindo usar a imaginação e ter contato com a
natureza, corremos o risco de ter crianças paralisadas e assustadas",
agrega Iben. "A criança não será forçada a subir árvores antes que esteja
pronta, e tampouco usará uma faca sem orientação. Elas serão ensinadas e
aprenderão fazendo".
Tema de filme
Daniel e Aimie Stilling são um casal de cineastas
dinamarqueses e hoje vivem em Orlando, nos Estados Unidos.
Há três anos, eles decidiram passar alguns meses na
Dinamarca e, na ocasião, sua filha Bella, na época com 4 anos, frequentou um
jardim de infância florestal.
Ambos admitem terem ficado inseguros, de início, com as
atividades. Mas a partir da experiência que consideraram positiva, surgiu a
ideia de um documentário sobre o tema, que acaba de ser lançado e deverá ser
exibido em TVs de diferentes países.
Com Daniel na direção e Aimie na produção, o filme Nature
Play mostra o dia a dia e a metodologia por trás dessas escolas. É ainda um
contraponto crítico ao sistema de ensino americano, que dá ênfase à aplicação
de testes padronizados, um modelo que vem sendo questionado por educadores e
pais.
"As crianças aqui nos Estados Unidos não conseguem
brincar porque passam horas fazendo lições de casa e estudando para
provas", critica Daniel Stilling, que ao voltar aos EUA decidiu manter o
"espírito", como descreve, da educação que Belle recebeu no jardim
florestal.
"Ela é com certeza menos estressada que seus
colegas, está sempre sorrindo, cantarolando, tem um ótimo controle físico e
capacidade de reter informações", exemplifica Daniel, que durante a
entrevista mostra com a câmera do computador o quintal de sua casa, todo
equipado com jogos e equipamentos infantis. "Passamos boa parte do tempo
aqui fora ou no bosque perto de casa."
'Motivador'
Se por um lado o sistema provoca reações de surpresa em
muitos, por outro é valorizado no país.
"O que chamamos de escolas ao ar livre é uma ótima
maneira de aprender vários temas diferentes e de brincar durante o aprendizado,
então é muito motivador", defende, em entrevista ao documentário, a então
ministra da Educação da Dinamarca, Christine Antorini, que ocupou o cargo de de
2011 a 2015.
Jardins de infância florestais seguem o mesmo
enquadramento jurídico que os tradicionais e têm que apresentar um plano de
como garantirão que as crianças sejam estimuladas a determinadas habilidades,
como linguagem, desenvolvimento motor, etc.
Prefeitura e conselhos locais são responsáveis pelo
financiamento e pela fiscalização de que as instituições cumpram as normas. De
acordo com a prefeitura de Copenhague, há inspeções anuais.
Um terço dos custos é pago pelos pais, e o restante, pelo
conselho local. Os valores são os mesmos de um jardim de infância tradicional.
No caso da capital, varia de 1,5 mil a 3,5 mil coroas dinamarquesas (cerca de
R$ 790 e R$ 1.800), dependendo da opção por horário parcial ou integral, além
de inclusão ou não da alimentação.
Na Dinamarca, famílias com crianças pequenas ainda têm
direito a um auxílio financeiro extra do governo, que pode ser usado para
abater o custo da escola.
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A – LIVROS INFANTIS E INFANTO-JUVENIS:
Livro 1. As 100 mais belas fábulas da humanidade
Livro 2. O dia em que as crianças decidiram lutar contra o câncer de mama
Livro 3. O vovô vai ao médico
Livro 4. O coelhinho que aprendeu a dizer as coisas
Livro 5. Ui Gur – o ursinho que libertava livros
Livro 6. Bichinhos felizes
Livro 7. Telas? Só com saúde – Computadores: entre a liberdade e a escravidão
Livro 8. O dia em que as víboras, através das telas, escravizaram as corujinhas – dramaturgia
Livro 9. Bullying, as lágrimas de Deus – dramaturgia
Livro 10. Anhangá, o espírito protetor da natureza: a lenda indígena – dramaturgia
I – Coleção Educação, Teatro e Folclore (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O coronel e o juízo final
Livro 2. A noite do terror
Livro 3. Lobisomem – O homem-lobo roqueiro
Livro 4. Cobra Honorato
Livro 5. A Mula sem cabeça
Livro 6. Iara, a mãe d’água
Livro 7. Caipora
Livro 8. O Negrinho Pastoreiro
Livro 9. Romãozinho, o fogo fátuo
Livro 10. Saci Pererê
II – Coleção Infantil (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. Não é melhor saber dividir?
Livro 2. Eu compro, tu compras, ele compra
Livro 3. A cigarra e as formiguinhas
Livro 4. A lebre e a tartaruga
Livro 5. O galo e a raposa
Livro 6. Todas as cores são legais
Livro 7. Verde que te quero verde
Livro 8. Como é bom ser diferente
Livro 9. O bruxo Esculfield do castelo de Chamberleim
Livro 10. Quem vai querer a nova escola
III – Coleção Educação, Teatro e Democracia (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. A bruxa chegou... pequem a bruxa
Livro 2. Carrossel azul
Livro 3. Quem tenta agradar todo mundo não agrada ninguém
Livro 4. O dia em que o mundo apagou
IV – Coleção Educação, Teatro e História (peças teatrais juvenis):
Livro 1. Todo dia é dia de independência
Livro 2. Todo dia é dia de consciência negra
Livro 3. Todo dia é dia de meio ambiente
Livro 4. Todo dia é dia de índio
V – Coleção Teatro Greco-romano (peças teatrais infanto-juvenis):
Livro 1. O mito de Sísifo
Livro 2. O mito de Midas
Livro 3. A Caixa de Pandora
Livro 4. O mito de Édipo.
VI – Coleção A bruxinha de mil caras ensina a viver melhor
Livro 1: Planejar
Livro 2: Organizar
Livro 3: Estudar
Livro 4: Exercitar
Livro 5: Leitura
Livro 6: Cultura
Livro 7: Meditar
Livro 8: Interagir
Livro 9: Fazer amigos
Livro 10: Respeito e motivação.
VII – Coleção Cidadania para crianças
Direitos das crianças
Livro 1: Gratidão, a lei do universo
Livro 2: A honestidade vale a pena
Livro 3: O anjinho que semeava tolerância
Livro 4: O menino que disse não ao bullying
Livro 5: Toda criança tem direitos
Livro 6: Vidas negras importam – nós queremos respirar
Livro 7: Lélis, o ratinho que afinava queijo
Livro 8: Educação de qualidade é direito das crianças
Livro 9: Respeitando as leis de trânsito a cidade fica legal
Livro 10: A união faz a força
Sustentabilidade ambiental
Livro 11: Um dos maiores tesouros da terra, a água
Livro 12: A preservação do meio ambiente
Livro 13: Dez maneiras de ajudar a preservar o meio ambiente
Livro 14: A árvore faz o meio ambiente sorrir
Livro 15: Os 5R – o jeito certo de dar ‘bom dia’ ao meio ambiente
Livro 16: O lixo, a coleta seletiva e a reciclagem
Livro 17: Lixo, o supervilão do meio ambiente
Livro 18: Com o saneamento básico o meio ambiente fica feliz
Livro 19: O dia em que a coruja de pintas brancas e as batatas cozidas derrotaram a poluição
Livro 20: Os tempos difíceis da quarentena
Democracia, liberdades e constituição
O ratinho Lélis explica:
Livro 21: O que é democracia?
Livro 22: O que são eleições
Livro 23: O que é política?
Livro 24: O que são partidos políticos?
Livro 25: Censura X Liberdade de expressão?
Livro 26: Ditadura X Liberdades individuais?
Livro 27: Redes sociais e democracia?
Livro 28: Minorias e democracia?
Livro 29: O que é abuso do poder econômico?
Livro 30: O que é demagogia?
Livro 31: O que é ética?
VIII – Coleção Mundo contemporâneo
Livro 1: O jacaré debate educação e oportunidades
Livro 2: O puma explica trabalho e renda
Livro 3: A anta luta contra o aquecimento global
Livro 4: O tucano denuncia a corrupção e os narcoterroristas
Livro 5: O bicho-preguiça e a migração
Livro 6: O sapinho Krock na luta contra a pandemia
Livro 7: A onça pintada enfrenta as queimadas na Amazônia e no Pantanal
Livro 8: A harpia confronta o racismo
Livro 9: A ariranha combate a pobreza e a desigualdade
Livro 10: O boto exige democracia e cidadania
IX – Coleção As mais belas lendas dos índios da Amazônia
Livro 1: Boitatá
Livro 2: O boto
Livro 3: O caipora
Livro 4: O cairara
Livro 5: A cidade encantada
Livro 6: O curupira
Livro 7: A galinha grande
Livro 8: O guaraná
Livro 9: Iara, a mãe d’água
Livro 10: O lobisomem
Livro 11: A mandioca
Livro 12: A princesa do lago
Livro 13: Saci-Pererê
Livro 14: O uirapuru
Livro 15: O velho da praia
Livro 16: O velho e o bacurau
Livro 17: A vitória-régia
Livro 18: O açaí
Livro 19: As amazonas
Livro 20: Mapinguari
Livro 21: Matinta Perera
Livro 22: Muiraquitã
Livro 23: O rio Amazonas
Livro 24: Anhangá
X – Coleção Filosofia para crianças
Livro 1: O que é filosofia?
Livro 2: A filosofia do amor
Livro 3: O aviãozinho feliz
Livro 4: O trenzinho feliz
Livro 5: A lagartinha feliz
Livro 6: A borboletinha feliz
Livro 7: O encontro com Pitágoras
Livro 8: A vida em um pinguinho de água
Livro 9: O pequeno ponto azul
Livro 10: Gentileza, o mel da vida
XI – Coleção Ciência e espiritualidade para crianças
Livro 1: Panda Zen e a menina azeda
Livro 2: Panda Zen e o verdadeiro valor
Livro 3: Panda Zen e as mudanças
Livro 4: Panda Zen e a Maria vai com as outras
Livro 5: Panda Zen e a estrelinha cintilante
Livro 6: Panda Zen e a verdade absoluta
Livro 7: Panda Zen e o teste das 3 peneiras
Livro 8: Panda Zen e os ensinamentos da vovó
Livro 9: Panda Zen e os cabelos penteados
Livro 10: Panda Zen e a magia da vida feliz
Livro 11: Panda Zen e as paixões enganosas
Livro 12: Panda Zen entre a reflexão e a ação
Livro 13: Panda Zen e o mais importante
Livro 14: Panda Zen, a gota e o oceano
Livro 15: Panda Zen e a indecisão
Livro 16: Panda Zen e o vaga-lume
Livro 17: Panda Zen e a busca da identidade
Livro 18: Panda Zen entre o arbítrio e a omissão
Livro 19: Panda Zen e o trabalho
Livro 20: Panda Zen e a falsa realidade
XII – Coleção Ensinando as crianças e seus papais a pensar
Livro 1: O segredo da felicidade
Livro 2: A gentileza pode tudo
Livro 3: A mulher bela e rica e sua irmã feia e pobre
Livro 4: O pequeno cachorro zen
Livro 5: O pequeno gato zen
Livro 6: O pequeno panda zen
Livro 7: O pequeno sapo zen
Livro 8: É melhor pensar antes de falar
Livro 9: Os desafios são necessários
Livro 10: A paz é a base de tudo
XIII – Amazon collection: the green paradise
Book 1 - The amazon rainforest
Book 2 - The jaguar (A onça pintada)
Book 3 - Macaw (Arara-canindé)
Book 4 - Golden Lion Tamarin
Book 5 - The button (O boto)
Book 6 - Frogs
Book 7 - Heron (Garça-real)
Book 8 - Swallowtail (Saí-andorinha)
Book 9 - Jacaretinga
Book 10 - Harpy
Book 11 - Tapir (Anta)
Book 12 - Snakes
Book 13 - Puma
Book 14 - Sloth (Bicho Preguiça)
Book 15 - Toucan (Tucano-toco)
Book 16 - Amazonian Caburé
Book 17 - Pisces
Book 18 - White-faced spider monkey
Book 19 - Irara
Book 20 - Red macaw
Book 21 - Otter (Ariranha)
XIV – The cutest pets on the planet collection
Book 1 - Black Eyes, the panda bear
Book 2 - The happy kitten
Book 3 - The aquarium fish
Book 4 - Doggy, man's best friend
Book 5 - The feneco
Book 6 - The rabbit
Book 7 - The chinchilla
Book 8 - The Greenland Seal
Book 9 - The dolphin
Book 10 - The owl
B - TEORIA TEATRAL, DRAMATURGIA E OUTROS
XV – ThM-Theater Movement:
Livro 1. O teatro popular de bonecos Mané Beiçudo: 1.385 exercícios e laboratórios de teatro
Livro 2. 555 exercícios, jogos e laboratórios para aprimorar a redação da peça teatral: a arte da dramaturgia
Livro 3. Amor de elefante
Livro 4. Gravata vermelha
Livro 5. Santa Dica de Goiás
Livro 6. Quando o homem engole a lua
Livro 7: Estrela vermelha: à sombra de Maiakovski
Livro 8: Tiradentes, o Mazombo – 20 contos dramáticos
Livro 9: Teatro total: a metodologia ThM-Theater Movement
Livro 10: Respiração, voz e dicção: para professores, atores, cantores, profissionais da fala e para os que aspiram a boa emissão vocal - teoria e mais de 200 exercícios
Livro 11: Lampião e Prestes em busca do reino divino - o dia em que o bandido promovido a homem da lei guerreou com o coronel tornado um fora da lei
Livro 12: Giordano Bruno: a fogueira que incendeia é a mesma que ilumina
Livro 13: Amor e ódio: não esqueçamos de Aylan Kurdi
Livro 14: Pitágoras: tortura, magia e matemática na escola de filosofia que mudou o mundo
Livro 15: Irena Sendler, minha Irena
Livro 16: O juiz, a comédia
Livro 17: A comédia do mundo perfeito
Livro 18: O dia do abutre
Livro 19: A chibata
Livro 20: O inspetor geral, de Nikolai Gogol – accountability pública, fiscalização e controle
Livro 21: A noite mais escura: o hospício de Barbacena, uma Auschwitz no coração do Brasil
XVI – Shakespeare & accountability
Livro 1: Medida por medida, ensaios sobre a corrupção, a administração pública e a distribuição da justiça
Livro 2: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 3: A liderança e a oratória em Shakespeare
Livro 4: Otelo, de Shakespeare: a inveja destroi pessoas, famílias e organizações
Livro 5: Macbeth, de Shakespeare: entre a ambição e a cobiça, o sucesso ou o ocaso de profissionais e organizações
Livro 6: Ética & Governança à luz de Shakespeare
C - PLANEJAMENTO
XVII – Planejamento estratégico e administração
Livro 1: Quasar K+ planejamento estratégico
Livro2: Ouvidoria pública: instrumento de participação e aprofundamento da democracia
Livro 3: Pregão: economia e eficácia na administração pública
Livro 4: Comunicação estratégica: da interlocução às palestras exitosas – como falar bem em ambientes controláveis e em situações de extrema pressão
Livro 5: As máximas do empreendedor
Livro 6: Vivendo e aprendendo a amar segundo Rodoux Faugh
D – OUTROS
XVIII – A pena e o amor como espada
Livro 1: Os anjos esquecidos por Deus – romance
Livro 2: Moving Letters – a arte de escrever bem
Livro 3: Sobre flores e amores – poemas
Livro 4: 300 maneiras corajosas de dizer bom dia
Livro 5: Revolucione amando incondicionalmente
Livro 6: Sobre homens e lobos, o conto
Livro 7. A coroa de mil espinhos - poemas
Sobre o autor
Antônio Carlos dos Santos é escritor e criador das seguintes metodologias:
©Planejamento Estratégico Quasar K+;
©ThM – Theater Movement; e
©Teatro popular de bonecos Mané Beiçudo.
Acompanhe o autor no facebook e nos blogs:
1. Cultura e educação: culturaeducacao.blogspot.com/
2. Teatro popular: teatromanebeicudo.blogspot.com/
3. Planejamento: https://planejamentoestrategicoquasark.blogspot.com/
4. Educação infantil: https://letrinhasgigantes.blogspot.com/
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